sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Dinamarca: abate massivo de martas provoca eleições antecipadas

  • A primeira-ministra dinamarquesa convocou eleições antecipadas na sequência de ameaças de uma moção de desconfiança do partido Social Liberal por causa de um escândalo envolvendo o abate de vários milhões de martas para alegadamente estancar uma vaga de Covid-19. Charles Szumski, EurActiv.
  • Ocorreu uma fuga durante operações de descarga na central nuclear de Brunsbuettel, no norte da Alemanha. A central nuclear de Brunsbuettel foi definitivamente encerrada em 2007. A licença de desactivação foi emitida no final de 2018 e o desmantelamento da central foi iniciado. Rachel More e Miranda Murray, Reuters.
  • Consulta pública até 26 de outubro: instalação de uma linha elétrica, a 400 kV, em Sines, que fará a ligação da Subestação do Parque Eólico à Rede Nacional de Transporte. O projeto está associado ao projeto do Parque Eólico de Morgavel, que se desenvolve em torno da albufeira da barragem com este nome, no concelho de Sines.
  • A Greenpeace criticou a construção de uma estância de esqui na Arábia Saudita após o país ter ganho a sua candidatura para acolher os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. A estância de Trojena ficará situada nas montanhas Sarawat, a apenas 50 quilómetros para o interior, a partir do Mar Vermelho. A área é cerca de 10 graus mais fresca do que o resto da região, mas a neve terá de ser artificial. A estância estará aberta aos esquiadores durante todo o ano. A Greenpeace criticou o impacto ambiental do projeto. Ahmed El Droubi aponta para o lago como um exemplo. "Terá de ser constantemente alimentado com água e, por conseguinte, continuará a utilizar grandes quantidades de energia a longo prazo. Mesmo que seja alimentado através de energias renováveis, é um desperdício de energia", disse ele. "Só porque algo é alimentado por energias renováveis, não o torna sustentável ou amigo do ambiente”, acrescentou. Charlotte Elton, Euronews.
  • Níveis elevados de chumbo foram detetados nas estruturas de acolhimento de crianças na Carolina do Norte. O envelhecimento dos edifícios e das canalizações são as causas. O estudo da RTI e da Divisão de Saúde Pública do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado incluiu mais de 4.000 estruturas de acolhimento de crianças de todo o estado. É o maior conjunto de dados revisto por pares do seu género nos EUA. Will Atwater, NC Health News.
  • As exportações de sistemas de energia solar da China para a UE aumentaram 138% nos primeiros oito meses de 2022, em comparação com o mesmo período em 2021. SCMP.

Sem comentários: