quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Ativistas da Tyre Extinguishers esvaziam pneus de SUVs em 9 países

Campanha da Câmara de Londres para os automobilistas desligarem os motores dos carros quando param junto de escolas para levar ou trazer os meninos.

Muitas cidades belgas anunciaram que não irão instalar pistas de patinagem no gelo durante os meses de Inverno. O que costumava ser um local comum em torno dos mercados de Natal faz pouco sentido económico, agora que os preços da energia estão a aumentar. DENIS BALGARANOV, The Mayor.

Uma nova onda de poluição de esgotos atingiu as praias britânicas obrigando ao encerramento de mais de 100 praias britânicas após a descarga de esgotos não tratados no mar. As descargas foram feitas apesar de o nível de pluviosidade ter sido reduzido, contrariando as regras segundo as quais as descargas são autorizadas quando há chuvadas muito intensas e em situações excecionais. Peritos na matéria criticam fortemente as companhias de águas que parecem querer faturar mais com a poluição que não controlam. Por exemplo, a Southern Water descarregou águas residuais não tratadas em quase 30 praias. Os próprios dados desta companhia também mostram que a empresa libertou água não tratada em 95 ocasiões desde o início de setembro.  Caroline Lucas, deputada pelos Verdes, sugere a nacionalização dessas companhias de modo a corrigir este tipo: ‘As pessoas estão literalmente a nadar na merda, bombeadas para as nossas vias navegáveis por empresas privadas que preferem investir em dividendos e salários grotescos em vez de renovar infra-estruturas. Está na hora de trazer a água de volta àsmãos públicas.» Claire Marshall, BBC.

  • Liz Truss nomeou Jacob Rees-Mogg secretário da Energia. Este senhor em tempos culpou os preços elevados da energia pelo alarmismo das alterações climáticas, para além de ser um investidor na exploração de petróleo e carvão através do seu fundo Somerset Capital Management e manifestou muitas vezes a sua negação climática. Fontes: The Independent e The Guardian. Este gente é tudo menos séria.
  • Os ativistas climáticos da Tyre Extinguishers reivindicaram a sua maior noite de ação até agora contra os SUVs, com mais de 600 veículos com pneus esvaziados em nove países: Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Noruega, Dinamarca, República Checa e Canadá. O grupo afirma que o seu objetivo é tornar impossível possuir um SUV nas áreas urbanas do mundo, condenando os veículos por emissões desnecessárias de luxo, exibidas pelos ricos, que são um desastre climático, causam poluição atmosférica e tornam as estradas mais perigosas. Referem a investigação publicada em 2019 pela Agência Internacional de Energia que concluiu que os SUVs foram a segunda maior causa do aumento global das emissões de dióxido de carbono durante a última década. Damien Gayle, The Guardian.
  • Veneza diz aos turistas para evitarem as garrafas de água e beberem de fontes públicas. O governo local está a tentar reduzir o plástico descartável. Eleanor Sly, The Independent.
  • O Bureau of Land Management, que supervisiona as instalações que exploram minerais federais no Wyoming, listou mais de 1.000 poços órfãos no estado. A agência federal irá dar 250 milhões de dólares para a reabilitação de poços órfãos federais. O esforço federal para limpar mais poços órfãos há muito que devia ter sido feito e irá beneficiar os proprietários de terras e outros que sofrem ameaças ambientais, Mas, o custo da limpeza não deve recair sobre os contribuintes americanos. "As pessoas que perfuram os poços e lucram com eles são responsáveis pela sua limpeza", diz Bob LeResche, membro do Conselho de Recursos da Bacia do Rio Powder e da Organização Ocidental de Conselhos de Recursos. O governo federal está "a fazer algo de bom pelo ambiente e pelos proprietários de superfície, mas está a fazê-lo com o dinheiro dos contribuintes, o que é simplesmente errado". DUSTIN BLEIZEFFER, Whyofile.

Sem comentários: