segunda-feira, 11 de julho de 2022

Suíça: montanha ameaça Kandersteg

  • O colapso de parte do glaciar Marmolada nos Alpes italianos ceifou a vida de 11 pessoas. Este evento ecoa noutros locais alpinos e suscita receios de novas avalanches de rochas. É o caso na Suíça, em Kandersteg. Com o seu lago de alta altitude e chalés de madeira, a cidade de Kandersteg, Suíça, oferece uma paisagem idílica. É um resort de renome nos Alpes suíços. Mas acima da aldeia, um pico está sob vigilância apertada, uma vez que um triângulo negro ameaça colapsar. Uma equipa de geólogos e guias de montanha estão a monitorizar a área. Têm de lá ir de helicóptero. Tendo em conta o perigo, os geólogos colocaram dezenas de sensores na montanha e estão a verificar se estão em bom estado. O terreno é muito instável. Alguns dos sensores são colocados em locais muito perigosos, pelo que é necessário ir até lá de helicóptero. Os cientistas garantem que a montanha se move vários metros por ano, um recorde nos Alpes. France TV Info.
  • «(...) Conseguir dar notícias de alertas, pânico, discursos, sobre fogos sem nunca dizer a palavra eucalipto é um esforço político e editorial que me deixa espantada (...)». Raquel Varela.
  • Um derrame acidental de tinta junto a um armazém de Vila Franca de Xira, durante a carga e descarga de mercadoria, terá sido a causa do foco de poluição registado no cais da cidade no dia 29 de junho. A PSP já identificou o local onde terá ocorrido o derrame e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento recolheram amostras para análise laboratorial. O Mirante.
  • Após 18 dias de bloqueios e protestos em massa, o governo do Equador e os povos indígenas chegaram a um acordo para interromper os planos do governo de aumentar a expansão de petróleo, gás e mineração na Amazónia. La Prensa Latina.

Sem comentários: