Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 17 de julho de 2022

José Trincão Marques: Falta músculo político e fiscalização para travar a proliferação de eucaliptos em Portugal

  • Perto das 20 horas desta sexta-feira (15jul2022) André Rafael Serra pilotava o avião anfíbio Fire Boss no combate ao incêndio em Urros, Torre de Moncorvo, quando foi abastecer junto ao rio Douro em Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa. Com a aeronave atestada, logo à saída do abastecimento, na quinta do Crasto, bateu no primeiro socalco de uma vinha e bateu ainda em mais dois antes de cair. Carlas Soares, FamaTV.
  • A Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) e a Associação da Indústria Papeleira (Celpa) pediram o aumento da área de eucalipto e de outras espécies de árvores de crescimento rápido em zonas de mato abandonadas para reduzir o risco de incêndio e desenvolver o setor. Lusa, via Agroportal.
  • Falta músculo político e fiscalização para travar a proliferação de eucaliptos em Portugal, um dos fatores que levam ao despovoamento e ao abandono dos territórios, sobretudo no interior, afirma José Trincão Marques, especialista em direito do Ambiente. Salienta a forte pressão do lóbi das celuloses, que agora até vem com o argumento de que os eucaliptos são dos maiores sumidouros de carbono, contribuindo para o combate às alterações climáticas. “Pode ser verdade, mas a que preço?”, questiona. “É necessário músculo político, porque o poder é um princípio constitucional. O poder económico deve estar subordinado ao poder político. Este é um princípio fundamental da nossa Constituição da República. E, volto a repetir, o lóbi das celuloses é fortíssimo em Portugal”. Lusa, via Agroportal.
  • Os ambientalistas da Zero e do Geota condenam o desordenamento florestal e lamentam o abandono da terra e a falta de gestão. Defendem o ordenamento florestal, alternando a mancha florestal com várias espécies. Lusa, via Agroportal.
  • Mario Draghi, primeiro-ministro de Itália, apresentou a sua demissão na sequência da abstenção do Movimento 5 Estrelas, seu parceiro de coligação, num voto de confiança no governo para avançar com um projeto de construção de uma incineradora para queimar os resíduos produzidos em Roma. O presidente Sergio Mattarella rejeitou a demissão.  HOMAS FAZI, Unherd.
  • George Monbiot vence prémio Orwell de jornalismo. Autor reconhecido pelo seu empenho de décadas em questões ambientais negligenciadas. Amelia Hill, The Guardian.

Sem comentários: