terça-feira, 7 de junho de 2022

Jatos executivos isentos de taxas de combustíveis poluentes?

  • O concelho de Oliveira de Azeméis só agora conseguiu garantir 54,7% de cobertura do saneamento básico. São Roque, Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes foram as localidades onde as obras de ampliação foram concluídas mais recentemente, juntando-se ainda Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul e Travanca, que viram a intervenção ser terminada no verão passado. NA. As prioridades foram outras durante 48 anos.
  • Esgotos sem tratamento contaminaram as praias de Salcombe North Sands e Seaton, em Devon, Inglaterra. Anita Merritt, Devon Live.
  • Os jatos executivos vão ficar isentos dos planos de taxação de combustíveis de aviação poluentes, de acordo com projetos de propostas a serem apresentadas pela Comissão Europeia na quarta-feira. The Irish Times.
  • Os legisladores da União Europeia têm sido intensamente abordados por lobistas antes das votações desta semana sobre políticas mais ambiciosas da UE em matéria de alterações climáticas, com algumas indústrias a instá-los a aligeirar as propostas. Kate Abnett, Reuters.
  • Níveis perigosos de PFAS tóxicos estão a contaminar o abastecimento de água em áreas à volta de pelo menos 12 bases militares norte-americanas, admitem testes recentes do Departamento de Defesa. Os dados divulgados mostram níveis para cinco tipos de compostos PFAS no que Scott Faber, vice-presidente de assuntos governamentais do Grupo de Trabalho Ambiental, caracterizou como níveis "extremamente elevados", que representam uma ameaça para a saúde dos vizinhos residentes. Os PFAS, ou substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas, são uma classe de cerca de 9.000 químicos utilizados em dezenas de indústrias para tornar os produtos resistentes à água, às manchas e ao calor. Embora os compostos sejam altamente eficazes, estão também ligados ao cancro, doenças renais, defeitos congénitos, diminuição da imunidade, problemas hepáticos e uma série de outras doenças graves. São apelidados de "químicos para sempre" devido à sua longevidade no ambiente. Tom Perkins, The Guardian.

Sem comentários: