sexta-feira, 24 de junho de 2022

Estarreja: auto de contraordenação a central de alcatrão

  • A Câmara de Estarreja levantou um auto de contraordenação à empresa que opera uma central de betuminoso, junto ao nó da A29, sem licenciamento. Moradores locais têm apresentado queixas, incluindo na Assembleia de Freguesia de Beduído e Veiros, devido aos cheiros insusportáveis produzidos pela ‘fábrica de alcatrão’, localizada a 200 metros do núcleo habitacional e que provoca, nos vizinhos, dores de cabeça, dificuldades respiratórias e ardor nos olhos. NA.
  • A existência de vegetação seca e em mau estado nas ciclovias de Samora Correia e Benavente dá mau aspeto àquelas vias e já gerou críticas por parte de autarcas na última reunião pública do executivo camarário. O presidente do município, Carlos Coutinho, admite que os serviços estão empenhados em procurar combater o stress hídrico, situação que só se conseguirá, diz, com recurso a prado de sequeiro, o que não exige rega. Ao longo das ciclovias foram plantados pinheiros com o intuito de daralguma  sombra, mas as árvores  tiveram dificuldade em desenvolver-se e vingar e como estavam a dar uma má imagem foram arrancadas. O Mirante.
  • Ativistas do Climáximo e do Scientist Rebellion concentraram-se na sede da REN em Lisboa, para denunciar o crime contra a humanidade da REN por planear expandir o terminal de gás fóssil em Sines e construir novos gasodutos, bloqueando uma transição energética real e justa. Climáximo.

Sem comentários: