A BlueTriton - proprietária da Poland Spring, Pure Life,
Splash, Ozarka, e Arrowhead, entre muitas outras marcas - contribui anualmente
com milhões de toneladas de plástico para aterros sanitários nos EUA. A
BlueTriton era conhecida como Nestlé Waters North America, que foi comprada
pela One Rock Capital Partners em março de 2021.
A empresa, que tem um historial de drenagem de aquíferos para obter a água que engarrafa em plástico poluente, possui cerca de um terço das marcas de água engarrafada nos EUA. No entanto, através de publicidade atraente, a BlueTriton vende-se como solução para os problemas dos resíduos plásticos e da água. As reivindicações foram tão exageradas que os ambientalistas do Earth Island Institute a processaram em agosto, argumentando que as suas alegações enganosas de sustentabilidade violam a legislação local, concebida para evitar "práticas comerciais enganosas". Em resposta, a empresa defendeu a sua auto-promoção verde, explicando que as alegações não fazem sentido.
"Muitas das declarações aqui em causa não passam de balelas”, afirmam os advogados da BlueTriton num texto solicitando o descartar do caso. Porém, há, de facto, provas esmagadoras de que a reciclagem não pode resolver o problema do plástico. Desde os anos 50, apenas 9% do plástico produzido tem sido reciclado, enquanto a grande maioria dos resíduos de plástico é depositada em aterro ou incinerada. Nos EUA os resíduos de plástico são 6 vezes mais queimados do que os reciclados. As embalagens, incluindo as garrafas PET que as marcas BlueTriton descrevem como recicláveis, são responsáveis por mais de metade do plástico que acaba em aterros sanitários.
Segundo a queixa do Earth Island Institute, a poluição de
plástico é agora tão generalizada que a pessoa média está a ingerir mais de
1.700 pequenos pedaços de plástico no consume de água potável - o equivalente a
um cartão de crédito. Os microplásticos são encontrados em 94,4% das amostras
de água da torneira nos EUA e podem ser um problema ainda maior na água
engarrafada, apesar das empresas de água engarrafada venderem o seu produto
como isento de poluição. Uma marca BlueTriton, Pure Life, tinha o dobro do
nível de fibras plásticas como água da torneira.
Entretanto, apesar da BlueTriton se gabar de ser uma solução para os problemas hídricos da América, foi apanhada a extrair água dafloresta nacional sem autorização.
Sharon Lerner, The Intercept.
Sem comentários:
Enviar um comentário