sexta-feira, 20 de maio de 2022

Reflexão - O vento espalha as secas

Tal como os incêndios florestais, as secas espalham-se com o vento, conclui um estudo publicado na Nature Geoscience. Investigadores da Universidade de Gand na Bélgica descrevem que uma área sujeita a uma seca severa se espalhará e contribuirá para a seca de áreas a favor do vento.

Este fenómeno é particularmente pronunciado em zonas áridas, onde a evaporação está diretamente relacionada com a humidade do solo e menos com a vegetação. Em períodos de seca severa, a evaporação da água do solo é reduzida e o ar é, portanto, muito seco. Este ar seco limitará o abastecimento atmosférico de água nas zonas a jusante e, por conseguinte, aumentará a seca. "É um círculo vicioso", diz Diego Miralles, co-autor do estudo. O solo seco produzirá ar seco que, por sua vez, secará o solo a jusante, e assim por diante.

Esta descoberta não é totalmente nova. Os hidrólogos sabem que uma diminuição da evaporação reduz a precipitação localmente. E inversamente, perante uma aumento de evaporação, pode verificar-se o aumento da precipitação numa região. "Mas até agora, ninguém identificou uma propagação da seca no sendido do vento", diz Diego Miralles, ecologista da Universidade de Ghent. As regiões tropicais e zonas temperadas são menos afetadas graças às florestas, que, ao humedecerem o ar, quebram este mecanismo de secagem contínua do solo e do ar.

Utilizando dados das quarenta secas mais recentes do mundo, a equipa de Gand conseguiu quantificar a parte relacionada com este mecanismo de auto-propagação. Em zonas áridas, a precipitação pode diminuir entre 15% e 30%. Em regiões mais a norte, esta proporção não excede 10%. "Com as alterações climáticas e a diminuição da humidade do solo, este fenómeno pode também tornar-se mais pronunciado na Europa", diz Diego Miralles. "À luz das projetadas reduções generalizadas da disponibilidade de água, este feedback poderá exacerbar ainda mais futuras secas", sublinham os autores.

Magali Reinert, Reporterre.

 

Sem comentários: