quarta-feira, 30 de março de 2022

UE processa Reino Unido por violar regras da OMC ao atribuir subsídios a projetos de eólicas offshore

  • San Pedro de Rocas é um dos maiores reclames turísticos de Ourense. Para facilitar a chegada de grandes autocarros, vão construir uma estrada que abaterá 130 árvores e afetará varios Bens de Interese Cultural. Ambientalistas e a Fundación Moreiras San Pedro de Rocas denuncian que a obra é desnecessária e está repleta de irregularidades. A Deputación de Ourense é acusada de falsificar documentos e de mentir sobre a localização da obra para a poder executar. Via O Salto Galiza.
  • A União Europeia lançou um processo contra o Reino Unido, alegando que os novos critérios introduzidos pelo governo britânico sobre os subsídios eólicos offshore violam as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo a Comissão Europeia, os critérios utilizados pelo governo britânico na concessão de subsídios a projetos de energia eólica offshore favorecem o Reino Unido em relação ao conteúdo importado. Isto viola o princípio fundamental da OMC de que as importações devem poder competir em pé de igualdade com os produtos nacionais e prejudica os fornecedores da UE, incluindo muitas PMEs, no sector da energia verde. Uma fonte do governo britânico considera que este ato de inveja por parte de Bruxelas é inoportuno, numa altura em que o Ocidente deveria estar unido para derrotar Putin. Fontes: Financial Times e Daily Telegraph.
  • Tecnologias de captura e utilização de carbono, que visam retirar dióxido de carbono do ar e utilizá-lo para processos de redução de emissões, emitem mais carbono do que aquele que removem. Alex Wilkins, New Scientist.
  • A ClientEarth está a instaurar processos judiciais contra a UE por não ter cumprido o seu compromisso de combater a pesca excessiva. A medida surge no quadro de medidas inadequadas das autoridades para proteger o oceano e impedir a carnificina climática nos mares. Tracy Keeling, The Canary.
  • A história oculta de uma famigerada mina de níquel guatemalteca. Um conjunto de documentos internos relacionados com a mina Fenix do Solway Investment Group revela suborno, poluição e esforços preocupantes para reprimir a oposição. Sandra Cuffe, The Intercept.
  • Em Quito, equatorianos saíram à rua para protestar contra a queima de gás na Amazónia equatoriana. A queima de gás é a prática inútil de queimar os subprodutos da extração de petróleo, produzindo gases altamente tóxicos, tais como metano, dióxido de enxofre e outros poluentes, responsáveis por vários tipos de problemas de saúde. AFrontlines.

Sem comentários: