quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

S. João da Madeira: coimas até 4 mil euros para quem estragar espaços verdes

  • Quem danificar os espaços verdes municipais da cidade de S. João da Madeira passa a incorrer em coimas de 30 a 2000 euros, em caso de pessoas singulares, ou de 60 até 4000 euros, se forem empresas. O regulamento aplica-se a toda a área dos parques e espaços verdes municipais, nomeadamente aos principais – Parque do Rio Ul, Parque Ferreira de Castro e Parque de Nossa Senhora dos Milagres –, e ainda a parques infantis, jardins, circuitos de manutenção e outras zonas verdes do Município. NA.
  • Um foco de poluição foi detetado na Zona Industrial do Campo, Valongo, após denúncia de um residente e intervenção de técnicos camarários e de uma equipa de Sapadores Florestais, que colaborou com uma Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Santo Tirso da GNR. Com a abertura de tampas de caixas da rede pública de drenagem de águas pluviais da rua do Balteiro, que drenam para a ribeira de Santa Baía, foi possível constatar vestígios de derrame de um produto como champô ou amaciador proveniente de uma empresa. JN 5jan2022.
  • Descarga de efluentes volta a tingir de branco as águas do rio Uíma em Fiães. Moradores revoltados com situações recorrentes. Câmara e Sta. Maria da Feira garante ter informado autoridades. JN 5jan2022.
  • Projeto para criar parque zoológico na Herdade da Camacha, perto de Almodôvar. Terá 86 animais, como leões, tigres, girafas ou zebras. Visitas em veículos todo-o-terreno. Investimento, que inclui hotel, clínica veterinária e centro interpretative vai criar 60 postos de trabalho. Chama-se Africa Safari Park e é promovido pela empresa Africa Land – Turismo e Natureza, Lda. JN 5jan2022. Como a notícia não é assinada, tomo a liberdade de imaginar que será publicidade encapotada. Esta gente está mesmo senil. A chicoespertice impante até já começou a obra do hotel antes de acabar o prazo de discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental, que termina a 2 de fevereiro.

Sem comentários: