quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Vila Praia de Âncora: duna dos Caldeirões consolidada

  • A empreitada de consolidação da duna dos Caldeirões, derrubada pelo mar em 2014, em Vila Praia de Âncora, está em fase de conclusão. A obra, que implicou o reaproveitamento de inertes oriundos de dragagens no portinho de pesca local, será completada com cerca de 200 mil plantas para auxiliar a fixação das areias e com um passadiço de acesso a parque de estacionamento e à praia. Ana Peixoto Fernandes. JN 14dez2021.
  • A SPEA, Almargem, ANP, WWF, A Rocha, FAPAS, GEOTA, LPN e Zero, com o apoio da ONG ClientEarth, entregaram um requerimento no tribunal contra a Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto do Montijo, considerando-o inútil e illegal. Trata-se de uma avaliação ambiental “pouco estratégica e muito condicionada”, e o “concurso público e a própria AAE são ilegais e em nada poderão alterar os fundamentos da ação administrativa [atualmente no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa] por não ser uma verdadeira AAE e não realizar um verdadeiro estudo das alternativas”, considera. O caderno de encargos do concurso público internacional lançado pelo IMT, determina que a AAE deve comprar apenas três soluções: Lisboa mais Montijo como complementar; Montijo como principal mais Lisboa como complementar; e Alcochete. Para as associações, “esta decisão prévia de limitar as alternativas sem considerar outras visões estratégicas de futuro e perspetivas de desenvolvimento, que deviam ser definidas durante a elaboração da AAE e não a priori, inquina o processo e retira-lhe o caráter de AAE”. Esquerda.
  • A Shell e a Galp vão fazer a primeira perfuração de petróleo em São Tomé e Príncipe em março de 2022, no bloco 6 da zona económica exclusiva. Sapo.

Sem comentários: