Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Torre de Moncorvo promove iniciativa original de limpeza de mata

  • As Quintas-feiras do Reboredo” é uma iniciativa que consta na atribuição de corte de lenha pelos munícipes de Torre de Moncorvo no Perímetro Florestal da Serra do Reboredo, sob a responsabilidade do município e a supervisão do Gabinete Florestal. A mata do Reboredo é, a par do domínio hídrico dos rios Douro e Sabor, a maior riqueza natural do concelho de Torre de Moncorvo, com a sua mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros e carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira. Esta atividades realiza-se todas as quintas-feiras, com início no dia 13 de janeiro de 2022 até 28 de abril de 2022. Cada agregado familiar tem direito a extrair 1.500 quilos de lenha, na área de extração indicada pelo gabinete florestal do Município de Torre de Moncorvo, com transporte da lenha garantido pela Câmara. Lusa/CanalN.
  • O fim da estação de tratamento carregada de líquidos tóxicos da Fabrióleo, construída ilegalmente na aldeia de Carreiro da Areia, continua num impasse. O Fundo Ambiental não financia a intervenção e sem verba a Câmara de Torres Novas não avança. O Mirante, 89dez2021.
  • A Associação de Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente considera que a falta de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos está a comprometer as metas nacionais nesta área apontando ilegalidades nos concursos das entidades gestoras. Aquele tipo de materiais continua a ser sistematicamente recolhido por sucateiros que os enviam para operadores não licenciados, sem considerar qualquer tratamento e sem atender à perigosidade daqueles resíduos, com riscos acrescidos para o ambiente, diz a AEPSA. OMirante.

Sem comentários: