quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Almada: Quercus e Acréscimo denunciam abate de pinheiros-mansos e construção de passadiço na Mata Nacional dos Medos

  • As margens dos rios Águeda e Alfusqueiro, no concelho de Águeda, estão a ser alvo de uma intervenção de florestação. Procede-se à plantação de 15 mil árvores de espécies autóctones (amieiros, freixos e loureiros, entre outras), desde a presa da Carvalha ao açude de Requeixo, numa extensão de 25 Kms. O investimento é de 150 mil euro, no âmbito do programa LIFE Águeda – Ações de Conservação e Gestão para Peixes Migradores da Bacia Hidrográfica do Vouga. JN 7dez2021.
  • O corte de pinheiros-mansos, a abertura de clareiras e a construção de um passadiço na Mata Nacional dos Medos, em Almada, que alberga uma reserva botânica, já levaram a Quercus e a Acréscimo a apresentar queixa na GNR e a interrogar a autoridade em conservação da natureza pela intervenção iniciada há cerca de uma semana. Expresso 7dez2021. Via AgroPortal.
  • Vítimas da movida levam protestos à Câmara. Barulho inferniza vida de moradores nas zonas de animação noturna do Porto. Alfredo Teixeira, JN 7dez2021.
  • Em Portugal, a disponibilidade da água reduziu-se 20% nos últimos 20 anos. Além disso, nos últimos 20 anos a precipitação em Portugal e Espanha diminui cerca de 15%, prevendo-se que diminua entre 10% e 25% até ao final do século, alerta Rodrigo Proença de Oliveira, consultor da BlueFocus e investigador no Instituto Superior Técnico. Andrea Cunha Freitas, Público 8dez2021.

Sem comentários: