Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Reflexão – A água engarrafada não é amiga do ambiente

«Segundo o Container Recycling Institute, os norte-americanos descartam mais de 60 milhões de garrafas de água de plástico todos os dias. A maioria acaba em aterros, sarjetas e cursos de água.

"Tanto quanto sei, não há provas publicadas que sugiram que a água engarrafada seja mais saudável ou mais segura do que a água da torneira - nenhuma", diz Dan Heil, professor de fisiologia do exercício na Universidade Estatal de Montana. "Pelo contrário, há provas publicadas que sugerem exatamente o contrário". Heil afirma que quando a água da torneira é filtrada para engarrafamento, o processo remove minerais benéficos como o cálcio e o magnésio, minerais que a indústria da água engarrafada considera "impurezas". "Embora a remoção das impurezas da água da torneira proporcione, de facto, uma forma quase pura de água, esse facto não apoia a premissa de que a água pura é mais saudável ou melhor para o corpo do que a água da torneira com minerais que ocorrem naturalmente", observa Heil.

As principais marcas de água engarrafada não são mais do que água da torneira municipal que passou por um filtro. Isto é o que a Coca-Cola faz com a sua água Dasani. A Pepsi faz o mesmo com a sua marca Aquafina. "Água engarrafada é água da torneira", diz Marion Nestle, uma professora de nutrição, estudos alimentares e saúde pública da Universidade de Nova Iorque. "As empresas compram água de abastecimento municipal a um custo muito baixo e vendem-na ao público a um preço muito elevado. Não tenho conhecimento de qualquer prova de que a água engarrafada seja mais segura do que a água da cidade em locais onde as cidades cuidam da sua água".

A água engarrafada é realmente má para o ambiente. Um estudo recente fora da Europa descobriu que o impacto da água engarrafada nos recursos naturais, incluindo os milhões de barris de petróleo necessários para fabricar todas essas garrafas de plástico, é 3.500 vezes superior ao da água da torneira.» 

David Lazarus, LA Times.

Sem comentários: