quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Autarquias promovem praias fluviais do Douro com qualidade de água duvidosa

  • Várias praias fluviais do Douro, apesar de não estarem classificadas como balneares, continuam a atrair muitos banhistas nos concelhos de Gondomar e Vila Nova de Gaia. O #MovRioDouro, que tenta alertar para este problema, considera que os cidadãos são iludidos por um cenário montado pelas autarquias que se sobrepõe aos avisos do Ambiente para que ali não se tome banho. Isabel Moura e Ana Fernandes, Público 31ago2021.
  • O Ministério Público da Região de Múrcia abriu um processo contra a vice-presidente e Ministra da Transição Ecológica e Desafio Demográfico, Teresa Ribera, pela crise ambiental no Mar Menor. O Executivo liderado por Fernando López Miras acusa Ribera e o Ministério de abandonar o Mar Menor e acusa-os de não impedirem a entrada de nutrientes procedentes da rambla de El Albujón. InfoLibre.
  • A Southern Water foi recentemente multada em 90 milhões de libras por insisir em lançar esgotos não tratados no porto de Chichester. Apesar de ter vindo prometer que ia resolver o problema, ninguém acredita. Um simples cálculo sugere que é mais barato para as companhias de água continuarem a pagar multas do que gastar uma pipa de massa necessária para atualizar a rede de esgotos. Mesmo que as promessas da Southern Water sejam genuínas, a popularidade desta área significa que os promotores imobiliários estão constantemente a adicionar novas propriedades à rede deficiente. A companhia não se tem oposto e obtém receitas adicionais. Uma vez que a crise climática torna comuns as chuvadas fortes, é provável que as descargas de esgotos não tratados se tornem mais frequentes. The Secret Market Report.
  • Na Austrália, os dois principais partidos aprovaram a atribuição de dinheiro público a empresas para extrair gás através da fraturação hidraúlica na enorme Bacia Beetaloo. Michael West, Michael West Media.


Sem comentários: