- Projeto desenvolvido desde 2017 revela que os morcegos são eficazes no controlo de 116 espécies de pragas de insetos que ameaçam produções agrícolas no Vale do Tua, em Trás-os-Montes, reduzindo assim o recurso a pesticidas. O projeto surgiu de uma parceria entre o Parque Natural Regional do Vale do Tua e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Interior do avesso.
- Portugal continua a liderar produção de bicicletas na UE. Abel Coentrão, Público 21jul2021.
79 edifícios, - escolas, bibliotecas, edifícios de serviços, piscinas e teatros -,espalhados por 9 municípios terão, a partir do próximo ano, painéis solares nos telhados, num investimento de 5,6 milhões de euros. As autarquias pouparão, por ano, 720 mil euros, e vão produzir 6,2 gigawatts de energia “limpa” e reduzir em 2250 toneladaas emissões de CO2. O investimento será feito por quem ganhar o concurso, que será lançado por um consórcio composto por estes nove municípios – Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde -, três empresas municipais – Varzim Lazer (Póvoa), MaiAmbiente e Espaço Municipal (Maia) – e a Lipor. Cada município terá o seu investimento, em função do número de edifícios que incluiu no projeto. Neste momento, os projetos estão a ser aprovados, localmente, em cada município. Ana Trocado Marques, JN 21jul2021.
- Os homens produzem mais emissões climáticas do que as mulheres. Ambos gastam quantidades semelhantes de dinheiro, mas os homens utilizam muito mais os carros. "A forma como gastam é muito estereotipada - as mulheres gastam mais dinheiro em decoração da casa, saúde e vestuário e os homens gastam mais dinheiro em combustível para carros, alimentação fora, álcool e tabaco", disse Annika Carlsson Kanyama, da empresa de investigação Ecoloop, que liderou o estudo na Suécia. Damian Carrington, The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário