Minas de ouro ilegais na Reserva Indígena Munduruku,
perto de Jacareacanga, no estado do Pará, Brasil.
- Mineiros ilegais de ouro cortaram os pneus de um autocarro e ameaçaram incendiá-lo numa tentativa de impedir os líderes da Reserva Indígena Munduruku de viajar para a capital do Brasil para participar nos protestos agendados para esta semana. Os líderes indígenas tiveram de ser escoltados pela polícia até à capital para poderem participar nesses protestos contra as invasões das suas terras e a violência contra o seu povo. Os ataques ocorrem semanas depois de os mineiros dispararem tiros e incendiarem casas na reserva Munduruku. Dezenas de grupos indígenas estão reunidos em Brasília para protestar contra várias propostas anti-indígenas agora em debate no Congresso. Estas incluem um projecto de lei que permitiria a demarcação de terras indígenas e uma proposta que concederia licenças aos mineiros ilegais para explorarem as reservas indígenas. Ana Ionova, Mongabay.
- Fantástico. A francesa EDF, uma das campeãs mundiais na construção e gestão de centrais nucleares, precisa do beija-mão do outro lado do mundo para lidar com uma fuga radiotiva numa central nuclear por si construída e da qual detém 30%. Reporterre.
- A polícia eslovaca investiga cinco casos de importação ilegal de resíduos de Itália e Polónia. Lucia Yar, EurActiv.
- Restaurantes cobrarão um depósito pelas embalagens que entregam aos clientes. Se forem devolvidas, consumidor reavê o dinheiro. Zulay Costa, JN 15jun2021.
- Foi detetada uma mancha de óleo de 16 Kms ao largo da costa bretã (noroeste da França) após um navio fretado pela Iberdrola para a construção de um parque eólico ter declarado uma fuga na segunda-feira. O projecto eólico lançado no mês passado pela filial da Iberdrola prevê a instalação de 62 turbinas flutuantes de 8 megawatts cada uma numa área de 75 Kms quadrados ao largo do Cabo Fréhel, a 16,3 quilómetros da costa. O parque deverá estar operacional no final de 2023. 20 Minutos.
- A República Checa pediu ao tribunal superior da União Europeia para impor uma multa de 5 milhões de euros por dia à Polónia por não ter suspendido as operações mineiras da mina de lenhite de Turow, localizada na fronteira entre os dois países. Em 21 de maio, este tribunal ordenada à Polónia que suspendesse as operações da mina como medida intermédia antes de um julgamento completo do caso, apresentado por Praga dizendo que a mina polui o ambiente do outro lado da fronteira. Jan Strupczewski, Reuters. Jan Strupczewski, Reuters.
- Um acidente cujas circunstâncias são ainda desconhecidas causou um derrame de cerca de 28.000 litros de petróleo bruto na província de Matanzas, Cuba ocidental. O hidrocarboneto estava a ser transportado pela Transmec, ligada ao grupo açucareiro estatal Azcuba, e derramado em Horacio Rodriguez, no município de Matanzas, em Limonar. O último incidente deste tipo em Cuba também ocorreu em Matanzas em abril de 2019, quando uma avaria numa fábrica de açúcar provocou o derrame de 268.000 litros de petróleo em várias áreas das instalações. 20 Minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário