quarta-feira, 23 de junho de 2021

Madeira: Funchal é a 3ª cidade europeia com melhor qualidade de ar

  • A cidade polaca Nowy Sącz tem a pior qualidade de ar da União Europeia, conclui uma classificação recente da Agência Europeia do Ambiente. Outras quatro cidades polacas estão entre as 10 mais poluídas do continente. Joanna Jakubowska, EurActivFunchal, Faro, Sintra, Aveiro e Lisboa ocupam, respetivamente, o 3º, 27º, 51º, 71º e 100º lugar nesta classificação. Qual é a qualidade do ar da tua cidade? Clique aqui.
  • Um grupo de ativistas climáticos e ambientalistas apresentou uma ação contra a Noruega no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, acusando o governo do país de prejudicar o futuro da juventude e das próximas gerações ao insistir na exploração de petróleo no Ártico. Os reclamantes pedem ao tribunal que analise se a emissão de 10 licenças de exploração de petróleo no Mar de Barents, assinadas em 2016, violou o artigo 112 da constituição norueguesa, que garante aos seus cidadãos o direito a um meio ambiente saudável. ClimaInfo.
  • O relvado da Catedral de Salisbury foi abandonado para deixar criar flores. Foram instalados painéis solares nos claustros, poupando 10 toneladas de CO2 por ano, e criado, na base dos seus pináculos, local de nidificação de falcões peregrinos ameaçados de extinção. Emma Gatten, The Telegraph.
  • A BP planeia perfurar gás na orla do maior recife de coral de água fria do mundo. O projecto "Greater Tortue Ahmeyim" visa desenvolver um novo campo de gás próximo de um ecossistema de coral de 580 km ao largo da costa do Senegal e da Mauritânia. Esta área é crucial para aves aquáticas migradoras, bem como tubarões, tartarugas e baleias ameaçadas. O projecto é o primeiro de três pólos que a BP planeia operar durante pelo menos 30 anos na região. Quando queimada, esta quantidade de gás representaria 0,3-1% do volume global de carbono restante para limitar o aquecimento a 1,5C.  Emma Howard e Shanna Jones, Greenpeace/Unearthed.
  • Um grupo de grandes investidores do Carbon Disclosure Project (CDP) está a exigir que 1.320 empresas tornem mais claras as suas divulgações sobre os riscos ambientais. 168 gestores de ativos e instituições financeiras de 28 países subscreveram a campanha do CDP para assegurar que os dados sobre alterações climáticas, desflorestação e utilização da água sejam devidamente comunicados pelas empresas. O CDP advertiu que as empresas visadas produzem mais emissões do que toda a União Europeia.  Chris Flood, Financial Times.
  • A industrialização e o crescimento populacional na região de Istambul estão a ser responsabilizados por um surto viscoso de mucilagem marinha, ameaçando a vida marinha no Mar de Mármara. Bloomberg.
  • Uma multidão manifestou-se contra a adição de seis tanques, cada um de cerca de 4000 litros) no Porto de Providence para armazenar gás de petróleo liquefeito. Os tanques ligariam a empresa de distribuição de propano Sea 3 Providence LLC a uma linha férrea existente para a entrega de comboios e permitiriam à filial do fornecedor de propano da New England Blackline Midstream LLC expandir o armazenamento de GPL no seu local em Fields Point, que actualmente alberga um tanque de armazenamento a frio de 19 milhões de galões. "Estamos a dizer que já chega, e certamente não podemos acrescentar mais seis tanques", disse Monica Huertas, directora da Autoridade Portuária Popular. Dados oficiais de 2019 revelaram que Rhode Island tinha a nona maior taxa de asma dos EUA, com os problemas respiratórios a concentrarem-se nos bairros mais próximos de auto-estradas e áreas industriais, incluindo nas comunidades junto da orla marítima industrial de Providence. "Na melhor das hipóteses deveríamos começar a demolir tudo isto, no mínimo não deveríamos fazer nada", acrescentou Hsu. EcoRINews.
  • A refinaria de petróleo de Limetree Bay, em St. Croix, disse que iria encerrar as instalações, alegando graves restrições financeiras um mês depois de a Agência de Protecção Ambiental (EPA) ter ordenado o encerramento da fábrica, considerando-a um perigo iminente e substancial para a saúde pública na ilha. A EPA, que tem jurisdição sobre as Ilhas Virgens Americanas, emitiu a ordem de encerramento em maio, após uma série de fugas de petróleo, dióxido de enxofre e sulfureto de hidrogénio. Alexis Benveniste e Fredreka Schouten, CNN.

Sem comentários: