quarta-feira, 23 de junho de 2021

Reflexão – Qual a pegada ecológica dos produtos descartados pela Amazon?

Uma investigação da britânica ITV descobriu que a Amazon Escócia descarta e destrói milhões de artigos todos os anos. Produtos incluindo televisores inteligentes, computadores portáteis, drones, secadores de cabelo e milhares de máscaras faciais seladas foram encontrados em Dunfermline pela ITV News em caixas marcadas para "eliminar". Um documento divulgado aos investigadores mostrou que mais de 124.000 artigos foram marcados para "destruir" durante uma semana em abril, em comparação com apenas 28.000 artigos no mesmo período marcados para "doar". Os resíduos foram atirados para grandes contentores, transportados por camiões e despejados em centros de reciclagem ou num aterro sanitário.

A Amazon negou que os artigos fossem eliminados desta forma, apesar da ITV ter seguido os camiões até um aterro sanitário em Fife. Um porta-voz afirmou que este era um último recurso para a empresa, negando que era mais barato descartar os artigos do que devolvê-los aos vendedores domésticos. "Estamos a trabalhar para um objectivo de eliminação de produtos zero, e a nossa prioridade é a revenda, doação a organizações de caridade ou reciclagem de quaisquer produtos não vendidos. Estamos empenhados em reduzir a nossa pegada ambiental e construir um programa de economia circular com o objetivo de reduzir as devoluções, reutilizar e revender produtos, e reduzir as descargas.

Mas o representante nacional da GMB, Mick Rix, afirmou: "Estas revelações são mais uma prova da obsessão da Amazon em colocar os lucros acima de qualquer outra coisa, quer seja a segurança da sua própria força de trabalho ou do próprio planeta". Niall Christie, Morning Star.

Sem comentários: