Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Reino Unido: centenas de incidentes de segurança em bases nucleares escocesas

  • Nos últimos três anos foram registados mais de 440 incidentes de segurança nas bases nucleares escocesas, com ocorrências cada vez mais frequentes. Mais de 80% dos incidentes ocorreram na Base Naval HM Clyde em Faslane, onde se encontra a maior parte da frota de submarinos nucleares do Reino Unido. Foram também registados vários incidentes de segurança no Depósito Real de Armamento Naval em Coulport, onde se encontram as ogivas nucleares. Ciara Fullarton, The National.
  • Cerca de 2.800 barris de resíduos radioactivos em parte provenientes das indústrias da saúde e da defesa terão sido localizados no chão do Mar Báltico, em Forsmark, 100 Kms a norte de Estocolmo, onde se situa uma das sete centrais nucleares da Suécia. Diz-se que os barris, datados dos anos 70 e 80, não representam perigo neste momento, mas podem representar um risco no futuro se não forem devidamente tratados e reposicionados. Pekka Vanttinen, EurActiv.
  • Leonardo DiCaprio prometeu 43 milhões de dólares para projetos de conservação nas Ilhas Galápagos. Rhi Storer, The Guardian.
  • O supremo tribunal do Japão deliberou a favor de cerca de 500 queixosos em quatro processos que pediam indemnização do Estado por doenças contraídas por trabalhadores da construção civil na sequência da exposição ao amianto. O governo decidiu propor uma indemnização de até 13 milhões de ienes (119.000 dólares) a cada vítima exposta ao amianto. KYODO/Japan Today.

Sem comentários: