Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Avaliação ambiental da nova PAC entregue ao porta-voz das celuloses

  • A empresa contratada pelo Governo para auxiliar a transposição da nova PAC tem o mesmo diretor geral que a associação da indústria de celulose. A empresa em causa é a AgroGes, cujo Diretor Geral é Francisco Gomes da Silva, o ex-Secretário de Estado das Florestas de Passos Coelho e Assunção Cristas responsável pela lei que liberalizou a plantação de eucaliptos e que foi recentemente nomeado Diretor Geral da CELPA, a associação que representa os interesses das celuloses.  “O que falta ao Governo em disponibilidade para acolher o interesse público, abunda em compadrio com a indústria da celulose a quem não foi capaz de aplicar uma taxa”, afirmou Ricardo Vicente, deputado do BE, lembrando a "taxa das celuloses" que constava dos últimos Orçamentos do Estado e que nunca chegou a ser aplicada.
  • A S.O.S. Rio Paiva teme que o mediatismo e sucesso dos “Passadiços do Paiva” e da nova ponte possam aumentar a a pressão humana naquela região, pelo que faz um apelo às autoridades locais e nacionais para que façam cumprir os planos de conservação deste espaço da Rede Natura 2000 que identificaram a construção de infraestruturas e o desenvolvimento turístico como ameaças à conservação de habitats, restringindo a construção de novas infraestruturas de lazer e de equipamentos turísticos como bares, alojamentos e restaurantes. Alerta-se para o facto de, a escassos metros da nova ponte, no lugar da Mealha, ter sido autorizada a uma grande suinicultura, que irá produz intensos maus cheiros e cujo impacto na bacia hidrográfica do Paiva e no próprio turismo levanta sérias preocupações. Lamenta-se que a ETAR da Ponte Pedrinha não trate devidamente os efluentes e contribua para a contaminação do rio Paiva enquanto a nova ETAR em Castro de Aire continua à espera de ser inaugurada. NA.
  • A Ribeira da Sertã ou Ribeira Grande voltou a mostrar sinais de poluição, desta vez com “muita espuma e muita gordura” e cheiro nauseabundo. O SEPNA investiga esta e ocorrênciassemelhantes no seu afluente, a Ribeira do Amioso. Interior do Avesso.
  • Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda que prevê a recuperação ambiental e a despoluição da sub-bacia hidrográfica do rio Dão. Interior do Avesso.

Sem comentários: