terça-feira, 13 de abril de 2021

Irão: explosão provocada em centro de enriquecimento de urânico provoca apagão

  • O ministério do Ambiente aprovou o plano da Oxitec de libertar meio bilião de mosquitos transgénicos  nas Florida Keys sem avaliar os impactos ambientais ou obter o consentimento da comunidade. Taylor White, Real Clear Science.
  • Uma falha de energia aparentemente causada por uma explosão deliberadamente planeada atingiu o centro de enriquecimento de urânio de Natanz no Irão, complicando os esforços diplomáticos iniciados a semana passada para salvar o acordo nuclear de 2015. Funcionários dos serviços secretos norte-americanos e israelitas admitem ter havido papel ativo de Israel na explosão. Os israelitas não esconderam o seu desconforto em relação ao desejo do Presidente Biden de reavivar o acordo nuclear a que o seu predecessor renunciou em 2018. Israel recusou-se publicamente a confirmar ou a negar qualquer responsabilidade. NYTimes.
  • A mineira australiana Lynas solicitou uma licença para construir uma lixeira permanente para os seus resíduos tóxicos numa floresta tropical virgem na Malásia, depois de despejar uma montanha de resíduos tóxicos, e parcialmente radioactivos, perto da sua controversa refinaria, perto da cidade de Kuantan. Peter Boyle e Lee Tan, Green Left.

Sem comentários: