sábado, 10 de abril de 2021

Canadá: ativistas defendem floresta no sul da ilha de Vancouver

  • «As gigantes dos refrigerantes querem que acreditemos que estão a tomar medidas para reduzir o plástico, mas na realidade estão a trabalhar de mãos dadas com as gigantes petrolíferas para produzir ainda mais. As suas garrafas de plástico têm efeitos devastadores na nossa saúde, o nosso planeta e as nossas comunidades. Só 9% de todos os resíduos de plástico alguma vez produzidos foram efectivamente reciclados. Partilhe este vídeo e assine apetição para acabar com o plástico de uso único e peça às gigantes de refrigerantes para mudarem para o reenchimento e reutilização.»
  • Centenas de activistas estão a bloquear estradas florestais numa faixa do sul da ilha de Vancouver, jurando ficar o tempo que for preciso para pressionar o governo provincial a parar imediatamente o abate do que dizem ser os últimos 3% de árvores gigantes de crescimento antigo que restam na província. A situação faz lembrar o maior acto de desobediência civil da história canadiana: a "guerra na floresta" de 1993 na vizinha Clayoquot Sound, que registou a detenção de quase 1.000 pessoas em bloqueios de madeira semelhantes.  Jesse Winter, The Guardian.
  • O Ministério do Ambiente da China criticou publicamente vários grandes projetos energéticos por não terem levado a cabo procedimentos relevantes de protecção ambiental. No ano passado, o ministério inspeccionou 35 projectos-chave aprovados desde 2016 e descobriu que 25 deles violavam a legislação. Por exemplo, uma mina de carvão em Shaanxi, no norte da China, tinha aumentado a sua capacidade de produção anual de 8m para 13m de toneladas sem autorização. O ministério ordenou às autoridades locais que punissem e continuassem a inspeccionar esses projectos. Via Carbon Brief.

Sem comentários: