quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Serra da Lousã: estudo lança classificação como área protegida


  • Um estudo de Paulo Carvalho e Luiz Alves, investigadores do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, poderá fundamentar uma candidatura para classificação da Serra da Lousã como área protegida e com um modelo de ordenamento e gestão multimunicipal. Cabe agora às entidades locais e regionais, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, fazer avançar o processo de classificação”, diz Luiz Alves, que está a realizar o seu doutoramento na área da Geografia. O estudo foi efetuado no âmbito da prestação de serviços especializados da Universidade de Coimbra à DUECEIRA. Com sede na Lousã, a DUECEIRA, criada em 1994 e atualmente liderada pelo presidente da Câmara local, Luís Antunes, reúne este município e os concelhos vizinhos de Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Via Agroportal.
  • Energéticas multadas só pagam metade das coimas. A troco de assumirem culpa por negligência e compensarem os consumidores, as energéticas fogem à multa completa e à litigância em tribunal. A multa de 752 mil euros aplicada à Galp Power, por exemplo, foi reduzida para 376 mil. A EDP pagou 1,33 milhões, a Galp Energia 392,5, a Gold Energy 195, a Endesa 178,5. Erika Nunes, JN 8fev2021.

  • Há 5 anos, havia 34 municípios com o abastecimento de água concessionado a privados. Hoje há menos 3: Carrazeda, Mafra e Paredes. Santo Tirso, Gondomar e Alenquer podem estar a iniciar o processo de resgate. Apesar dos custos do resgate, os benefícios parecem compensar: a redução do valor da fatura representa uma poupança de 13%, por exemplo, em Mafra. Delfim Machado, JN 8fev2021.

Sem comentários: