Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Reino Unido: 5 detidos por cruzar distritos para observar pássaros raros

  • Cinco observadores de pássaros foram multados por violar as restrições da Covid-19 depois de viajar para Exmouth, Devon, para tentar ver um espécime raro de um mockingbird do norte após divulgação no Twitter. Este pássaro não tem sido visto no Reino Unido desde o final dos anos 1980, quando foi avistado em Essex. Conhecido pela sua capacidade de imitação, é a ave de cinco estados dos EUA, incluindo Flórida e Texas. Também é nativa do sul do Canadá, México e norte das Caraíbas. Harry Taylor, The Guardian.
  • Disha Ravi foi detida pela polícia de Delhi, acusada de conspiração por disseminar desinformação e fomentar agitação contra o governo. O seu crime foi tuitar sugestões de como contactar representantes do governo, partilhar hashtags de solidariedade nas redes sociais, divulgar comícios e assinar petições. Ela tornou-se famosa após a mediática Greta Thunberg ter tuitado acerca disso a propósito das grandes manfestações de agricultores que têm ocorrido na Índia contra a política de preços imposta pelo governo. CNN
  • «O Governo americano lançou um concurso, o Advanced Reactor Demonstration Program, e a TerraPower ganhou um prémio de quatro mil milhões de dólares, há cinco meses. E agora vamos construir o nosso reactor de demonstração nos EUA.» Bill Gates a Patrícia Carvalho e Pedro Rios, Público 16fev2021. Não se diz, - porque não se perguntou -, que o «prémio» de 4 mil milhões provém dos impostos dos contribuintes, uma vez que foi atribuído pelo Departamento de Energia dos EUA, que, - pasmem -, é cofundador da TerraPower. Bill Gates tornou-se, subitamente, o ponta de lança do lóbi nuclear que neste momento pressiona imenso os governos um pouco por todo o mundo para investirem numa nova geração de reatores que dizem ser muito mais seguros e limpos do que os atuais que já se encontram em fim de vida. Mas o grande problema é que ele não diz, - também porque não lhe perguntam -, como vai ser com os resíduos nucleares cujas radiações perduram por décadas, senão séculos, e que, por isso mesmo, ninguém de perfeito juízo está disposto a deixar enterrar na sua vizinhança.
  • Uma fuga de nitrogénio líquido num aviário da Foundation Food Group em Gainesville, Geórgia, em janeiro, provocou a morte de 6 pessoas e a hospitalização de pelo menos 11 outras. A empresa terá intimidado os trabalhadores, tendo-os obrigado a assinar de papel em branco e impedido o recurso a indemnizações e reivindicações de saúde. Lewis Kendall, The Guardian.

Sem comentários: