Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Reflexão – As principais causas do atual caos energético no Texas


O atual caos energético em 90% do Texas deve-se principalmente (1) à sua rede de energia independente, controlada pela ERCOT, isolada do resto dos EUA, que não conseguiu pedir ajuda aos estados vizinhos e (2) ao mercado livre da energia que permite as energéticas fazerem o que querem, fugir à regulamentação federal e saltar operações de manutenção e atualização para faturar o máximo possível. Por isso, quem mais sofre são as comunidades de minorias étnicas. Os incentivos do mercado de eletricidade estão atualmente estruturados de forma que as empresas de energia do Texas recebam mais dinheiro se não climatizarem as suas centrais e fecharem algumas delas durante vagas de frio. Zonas do Texas que estão ligadas às duas redes nacionais não sofreram muito por quedas de energia. Em El Paso, por exemplo, cerca de 3.000 clientes tiveram apagões que duraram cinco minutos ou menos quando a tempestade chegou e no dia seguinte apenas 12 clientes tinham probemas. 

Entretanto, o Wall Street Journal foi porta-voz das petrolíferas procurando culpar a má política energética e especificamente as energias renováveis pelos apagões: há três décadas que políticos de ambos os partidos exigiram subsídios para as energias renováveis que tornaram a rede menos estável; foi o excesso de dependência do Texas na energia eólica que deixou a rede mais vulnerável ao mau tempo. O WSJ devia saber que há muito as eólicas estão preparadas para enfrentar episódios climáticos extremos. Que o diga a sueca Skelleftea Kraft AB, uma das pioneiras a implantar turbinas eólicas em clima ártico extremo há uma década.

Jamie Henn e Duncan Meisel, desmontam, no The Independent, a desinformação que tem circulado após a tempestade e os apagões. Escrevem que, enquanto a tempestade se abatia sobre o Texas, produziu-se uma enxurrada de mentiras sobre como a energia renovável - e turbinas eólicas congeladas em particular - era a culpada por possíveis apagões. Sublinham que não é por acaso que o senador republicano do Texas John Cornyn, o senador republicano do Montana Steve Daines e a congressista Lauren Boebert divulgaram textos e imagens apoiando essa ideia. Todos têm algo em comum: Boebert e Daines receberam enormes doações da indústria dos combustíveis fósseis e Cornyn foi o congressista que, nos últimos dois anos, mais dinheiro recebeu dela.

Entretanto, Tim Boyd, presidente da Câmara de Colorado City, Texas, demitiu-se na sequência de uma postagem viral no Facebook onde se queixava dos moradores que pediam ajuda durante o nevão e consequente apagão. Boyd acusou alguns texanos que não tinham energia por serem "preguiçosos" e queriam "esmolas" por causa do "socialismo": “A cidade, o município, as operadoras, ninguém deve nada a si ou à sua sua família (…) Estou farto de pessoas que pedem esmola! (…) Só os fortes sobreviverão e os fracos [morrerão]”, dizia a postagem entretanto apagada.

Fontes: Bloomberg/Yahoo News, USAToday, Common Dreams, Bloomberg Quint, Gizmodo e The Hill.

1 comentário:

OLima disse...

Hospitals in Texas Are Being Evacuated Due to Lack of Hot Water and Heat, Brianna Provenzano - Gizmodo
https://earther.gizmodo.com/hospitals-in-texas-are-being-evacuated-due-to-lack-of-h-1846294492