sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Reflexão - «Greenwashing: há petróleo na minha Estrella Damm»

A Damm lançou um novo anúncio à sua sua cerveja Estrella. A letra da canção que acompanha o video clip diz que «tem que haver uma outra maneira de viver».

O marketing da Damm é muito sofisticado.

Na sua página, a cervejeira explica as suas iniciativas que tem tomado para ser mais verde, mais amiga do Ambiente. Mas será tudo isso verdade?

1 A Damm diz que abandonou o pack de plástico de 6 embalagens e que instalou 349 pontos de reciclagem de latas, mas faz parte da Ecoembes. A Greenpeace cntesta este modelo e garante que , porexemplo, em 2016, apenas 24,6% das embalagens plásticas foram recuperadas, contradizendo os 66% apresentados pela Ecoembes.

2 A Damm sublinha que as suas matérias primas são 100$ naturais e de proximidade, mas, Segundo asua página, a Damm está presente em mais de 120 países. E, olando para a distância entre o cultivo de matérias-primas e a fabricação de cerveja, ficamos com dúvidas. O site da Damm diz que “trabalhamos com agricultores locais do Mediterrâneo”, mas não explica que parte dos ingredientes são desses agricultores, nem explica o que se entende por ‘agricultor local’.

3 A Damm afirma que toda a energia elétrica que adquire para as suas fábricas possui certificado de energia renovável. No entanto, em Espanha não há nenhuma operadora que venda realmente 100% de energia renovável. Toda a eletricidade é distribuída pela mesma rede de distribuição nacional, qualquer que seja a sua origem. Ou seja, a Damm não pode garantir que toda a sua eletricidade seja realmente renovável. Além da energia que compra, a Damm diz que gera energia renovável para autoconsumo na sua fábrica de El Prat: 3.963 MWh de um total de 381.696 MWh gastos anualmente na fabricação de cerveja: o que é produzido com energias renováveis ​​em El Prat é apenas um 1% dos gastos reais.

4 Demetrio Carceller Arce é o presidente executivo do Grupo Damm. É neto de um ministro da Indústria e Comércio franquista, filho de Demetrio Carceller Coll e herdeiro de suas fortunas. Em 2016, os dois Demetrios chegaram a acordo com o Ministério Público Anticorrupção para o pagamento de uma multa não inferior a 92,3 milhões de euros para não terem de cumprir penas de 42 e 14 anos de prisão que, respetivamente, lhes tinham sido aplicadas. O acordo comprovou que ambos tinham colaborado para fingir que o pai morava fora de Espanha. Dessa forma, eles permitiram que os seus lucros fossem desviados para paraísos fiscais como o Panamá. No total, são 13 crimes contra as finanças públicas, incluindo fraudes no imposto de renda de pessoa física, patrimonial e sucessória.

5 Demetrio Carceller é proprietário da DISA Corporación Petrolífera, S.A. desde os anos 1990. É a quarta maior rede de postos de abastecimento de combustíveis da Espanha, atrás apenas de Repsol, Cepsa e BP. Na verdade, é ele que tem licença para operar os postos da marca Shell em Espanha e possui cerca de 600 postos em todo o país. É um negócio em expansão, pois em agosto de 2020, a DISA adquiriu a portuguesa PRIO - e com ela mais 247 postos em Portugal - e iniciou-se no mercado petrolífero do Uruguai. 

Manel Riu, Greenwashing: há petróleo na minha Estrella Damm - BCNMÉS.


Sem comentários: