sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Europa lenta na redução da poluição do ar

  • Um relatório recente da Agência Europeia do Ambiente sobre a qualidade do ar na Europa mostra que a UE está atrasada na redução da poluição, apesar das melhorias. As consequências são preocupantes, para não dizer dramáticas.
  • Foi detetado outro poluente suspeito no rio checo Bečva, para além do cianeto descoberto em setembro e que matou todos os organismos vivos ao longo de 40 km, incluindo mais de 32.000 toneladas de peixes. Embora a polícia ainda não tenha encontrado o culpado do primeiro envenenamento, especula-se sobre um possível envolvimento da DEZA, uma empresa do conglomerado Agrofert, outrora propriedade do primeiro-ministro Andrej Babiš. Ondřej Plevák, EurActiv.
  • A Europa ocidental arrefece os seus planos de energia nuclear, escreve Paul Brown na Climate News Network. No Reino Unido, duas centrais nucleares vão ser encerradas mais cedo do que o previsto, e dos 10 projetos de construção de centrais nucleares com tecnologia francesa, japonesa, americana e chinesa, apenas um, o da Hinkley Point C, se mantém, embora sofrendo grandes atrasos por causa de míngua financeira. A ideia da Rolls-Royce construir 10 pequenas centrais não passará disso mesmo, tendo em conta que a empresa se encontra em situação frágil decorrente da crise que atinge as companhias de aviação equipadas com os seus motores. Entretanto, Boris Johnson canta loas ao poderio eólico britânico. Do outro lado do canal, a Bélgica cancelou os investimentos nos seus 7 reatores tendo em vista a sua desativação até 2025.
  • Vários grupos canadianos pedem ao governo federal que suspenda o plano de financiar novos pequenos reatores nucleares modulares experimentais, cujos projetos estão maioritariamente baseados no Reino Unido e nos EUA. Os grupos ambientalistas dizem-se chocados com o facto de o governo querer financiar o desenvolvimento de uma nova energia nuclear sem debate parlamentar, enquanto tenta evitar o escrutínio e o debate públicos. Consideram uma farsa o processo de consulta que levou ao Plano de Ação de SMR. Consideram que a energia nuclear e a mineração de urânio serão sempre sujas e perigosas. Os resíduos radioativos terão de ser mantidos fora do meio ambiente por dezenas de milhares de anos, e não há meio conhecido de fazer isso. Janice MacKay,Blackburn News.
  • A administração Trump negou a permissão para uma controversa mina de ouro e cobre perto das cabeceiras da maior pescaria de salmão sockeye do mundo, no sudoeste do Alasca. O plano de descarga da Pebble Limited Partnership não cumpria as regras básicas de conservação da qualidade da água. Oliver Milman, The Guardian.
  • Os proprietários de pelo menos 500.000 carrinhas de caixa aberta nos EUA retiraram os dispositivos de controlo de poluição dos seus veículos, revela a EPA, o que significa que agora emitem tanta poluição como 9 milhões de camiões. Via Coral Davenport, NYTimes.
  • 9 grupos ambientais está a processar a Agência de Proteção Ambiental dos EUA por uma lei que prolonga a vida de 400 poços gigantes de lama tóxica de carvão, arriscando a contaminação de fontes de água próximas. Rebecca Beitsch, The Hill.

Sem comentários: