sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Merkel: a China, em questões climáticas, está mais perto da UE do que os EUA

  • A Alemanha saudou a recente promessa da China de se tornar neutra em carbono até 2060, enquanto lamenta que os EUA não tenham seguido o exemplo. «Ao contrário de outros grandes poluidores, é encorajador ver a China apoiar o acordo climático de Paris», disse Merkel aos parlamentares, referindo-se à decisão dos EUA de sair do chamado acordo climático de Paris. EUObserver.
  • Organizações ambientalistas estão a processar várias cidades alemãs por não terem reduzido a poluição produzida pelo tráfego automóvel. Roberta Arbinolo, EEB.
  • A UE está a reforçar os seus mecanismos de segurança química para eliminar rapidamente um grande número de substâncias nocivas presentes em produtos comerciais e de consumo. Entretanto, uma fuga de informação da Comissão Europeia mostra autoridades de saúde expressando preocupações comerciais e levantando reservas em relação a controlos rigorosos,  segundo reportagens de media franceses e alemães. Tatiana Santos, especialista de Químicos e Nanotecnologia da EEB, comenta: «É estranho as autoridades de saúde estarem a contrariar em vez de acolher esta oportunidade de ouro de reduzir doenças crónicas e generalizadas ligadas à exposição diária a produtos químicos tóxicos. A estratégia da UE poderia fazer muito para reduzir o número de pessoas afetadas por doenças terríveis como o cancro. Sem ela, é difícil ver como a Comissão poderá concretizar o seu Plano de Combate ao Cancro, entre outras metas de proteção à saúde». Jack Hunter, EEB.
  • O Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra a Polónia para interromper o re-licenciamento de operações na mina de lignito de Turow. Grupos ambientalistas saudaram a decisão, exortando o executivo da UE a agir, já que a expansão da mina viola quatro diretivas ambientais da UE. A comissão tem agora três meses para reagir à queixa antes de o governo checo poder levar a Polónia a um tribunal em janeiro. EUObserver.
  • Com o lançamento de um programa do governo britânico de eficiência energética para residências, surgem preocupações de que a procura poderá ultrapassar em muito a oferta. O programa de Subsídios para Casas Verdes de £ 2 bilhões, anunciado como parte da recuperação verde do coronavírus no Reino Unido, oferece aos proprietários de casas subsídios de até £ 5.000 para ajudar a pagar melhorias em de casas e instalações de tecnologia de baixo carbono. Tom Gockelen-Kozloski, Business Green.
  • Uma equipa técnica da Hungria encontra-se em Cabo Verde para apoiar o país na montagem do projeto de mobilização de água para a agricultura, nomeadamente através da abertura de 60 furos para extração de água, da dessalinização da água salobra e da reutilização das águas residuais, a partir das ETARs das ilhas de Santiago, São Vicente, Maio e Boa Vista. Notícias Sapo.

Sem comentários: