quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Canadá: cidade de Asbesto passa a chamar-se Val-des-Sources


  • Em público, a companhia de aviação australiana Qantas professa um compromisso absoluto com a redução das emissões de carbono. Em privado, faz lóbi junto do governo para enfraquecer o esquema global para que as companhias aéreas se comprometam a compensar as suas emissões. Michael West Media.
  • A empresa de mineração Anglo American está a ser processada por alegada falha em prevenir a poluição generalizada de chumbo tóxico na cidade zambiana de Kabwe que albergou uma das maiores minas de chumbo do mundo durante décadas, tendo os cientistas reportado níveis alarmantes de chumbo no sangue dos vizinhos. Damian Carrington, The Guardian.
  • Equipas de resgate de cobras no Zimbabwe priorizam manter as comunidades seguras, ao mesmo tempo que preservam as espécies de cobras. Eles também educam as crianças sobre a importância das cobras para manter ecossistemas saudáveis. DW.
  • Os residentes de Asbesto, Quebec, escolheram um novo nome para a sua cidade. Daqui para a frente, a cidade será conhecida como Val-des-Sources - vale das nascentes - em vez do nome do mineral cancerígeno extraído na região até 2011. Laurel Wamsley, NPR.
  • A Exxon volta-se para académicos para tentar desacreditar a investigação de Harvard, segundo a qual a gigante petrolífera norte-americana tinha dados suficientes a nível interno que a indicavam como uma das responsáveis pelas alterações climáticas mas que os mantivera em segredo e enganara o público sobre a crise climática. Nicholas Kusnetz, Inside ClimateNews.

Sem comentários: