quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Matosinhos: Petrogal volta a poluir praia

  • Matosinhos exige inquérito à Petrogal por descargas em praia. O pedido é feito ao Ministério do Ambiente, na sequência de mais uma descarga no Cabo do Mundo. Empresa garante não existir perigo para a saúde pública. André Borges Vieira, Público. Teimosos: ver outubro 2019, novembro 2019, fevereiro 2007 ...
  • A France Nature Environnement, a Bird Protection League e a Friends of the Earth recusaram-se a participar na reunião do Conselho Nacional para a Transição Ecológica. Um boicote que visa denunciar os retrocessos ambientais do governo, sua complacência com os lóbis agrícolas e de caça, bem como a contenção de organismos intermediários. A dispensa do uso de neonicotinóides prometida aos produtores de beterraba terá esgotado a paciência das associações. Este inseticida, conhecido por ser um “exterminador de abelhas”, está de facto proibido na França desde 1 de setembro de 2018. Laury-Anne Cholez – Reporterre.
  • 30.000 toneladas de lamas fecais da Holanda foram aprovadas para importação para o Reino Unido, para serem espalhadas em terrenos agrícolas como fertilizante, apesar das preocupações sobre a segurança do seu uso. Espalhar lamas em terrenos agrícolas é proibido na Holanda, onde a incineração é preferida, mas é permitida no Reino Unido. Fiona Harvey, The Guardian
  • Vários romancistas, poetas e dramaturgos famosos, incluindo Margaret Atwood e Zadie Smith, deram o seu apoio a uma campanha da Extinction Rebellion contra a influência política de laboratórios de ideias de direita que lutam contra a ação climática. Jessica Murray, The Guardian.
  • A mineração dos metais necessários para a produção de energia renovável pode prejudicar a biodiversidade se realizada sem nenhum planeamento estratégico, afirma um estudo de investigadores de universidades e norte-americanas coordenado por Laura J. Sonter. A pesquisa mapeia a extensão global de áreas potencialmente influenciadas pela mineração, observando a sobreposição entre os pontos críticos de vida selvagem e 62.381 propriedades de mineração pré-operacionais, operacionais e encerradas. Ele descobre que, em algumas áreas, as minas coincidem com áreas protegidas e áreas selvagens.

Sem comentários: