sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Bico calado

  • «(…) esperam que se acredite que, tendo a Rússia envenenado Navalny, a Rússia permitiu que o avião em que ele viajava, num voo doméstico, fosse desviado para outro aeroporto e fizesse uma aterragem de emergência para ele poder ser levado à pressa para o hospital. (…) Depois, querem que se acredite que Putin, tendo envenenado Navalny com novichok, permitiu que ele fosse levado de avião para a Alemanha para ser salvo, garantindo que o novichok seria descoberto. (...) Os Estados Unidos estão muito empenhados em impedir a Alemanha de concluir o gasoduto Nord Stream 2, que fornecerá gás russo à Alemanha em grande escala, suficiente para cerca de 40% da sua produção de eletricidade. Pessoalmente, sou contra o Nord Stream 2, tanto por motivos ambientais como estratégicos. Eu preferia que a Alemanha colocasse o seu formidável poder industrial nas energias renováveis e na autossuficiência. Mas os meus motivos são muito diferentes dos dos EUA, que se preocupam com o mercado de gás liquefeito para a Europa e para os aliados dos EUA no Golfo. As principais decisões sobre a conclusão do Nord Stream 2 estão agora em andamento na Alemanha. Os EUA e a Arábia Saudita têm todos os motivos para instigar uma divisão entre a Alemanha e a Rússia neste momento. Navalny é certamente uma vítima da política internacional. Tenho a dúvida de que seja uma vítima de Putin.» Craig Murray.
  • Tribunal dos EUA dá razão a Edward Snowden. A justiça americana declara ilegais e provavelmente inconstitucionais as atividades da NSA expostas por Snowden. Fontes: Reuters, The Hill e Deutsche Welle.
  • "Na China, o partido do governo nunca muda, mas as políticas mudam. Nos Estados Unidos, o partido do governo muda, mas as políticas não." Eric Li, citado por John Pilger.

Sem comentários: