segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Açores: Cofaco polui mar com descargas de resíduos não tratados

  • A fábrica da Cofaco, em Rabo de Peixe, São Miguel-Açores, continua a efetuar descargas de resíduos não tratados para o mar. O Bloco já entregou uma queixa na Inspeção Regional do Ambiente e vai também levar o assunto à Comissão Europeia através do eurodeputado José Gusmão. Bloco Açores.
  • “A Danone comprou os direitos de irrigação de uma comunidade inteira de regantes em Lanjarón. As nossas reservas de água não podem ficar nas mãos de multinacionais”, denuncia a Plataforma de Defesa da Água do Vale do Lecrín em Sierra Nevada. As lutas contra as engarrafadoras na Andaluzia reacendem o debate sobre a água como um bem comum. O crescente interesse de grandes empresas pela água engarrafada gera resistências nos territórios contra a apropriação privada desse bem comum cada vez mais escasso. Na Andaluzia, os conflitos em Dúrcal, Granada e arredores de Antequera, Málaga, têm-se destacado nos últimos anos. Helios Escalante, El Salto Diário.
  • Documentos apresentados à Comissão Europeia mostram que a Associação de Grandes Empresas Francesas fez lóbi contra a inclusão de gases de efeito de estufa na Diretiva de Emissões Industriais. Total, L’Oreal and Michelin são algumas delas. Luke Barratt, Unearthed
  • A BP gastou milhões do seu fundo de 'transição de baixo carbono' para comprar ações em empresas que desenvolvem novas maneiras de encontrar e usar combustíveis fósseis. Luke Barratt, Unearthed.
  • Na África do Sul, o Tribunal da Água em Pretória acatou um apelo de ativistas ambientais para rejeitar dois pedidos de licença de uso de água concedidas em 2017 pelo Departamento de Assuntos Hídricos e Saneamento à ACWA Power da Arábia Saudita para o desenvolvimento da central a carvão de Khanyisa. Alister Doyle, CHN.
  • O banco público dos Estados Unidos que financia as exportações norte-americanas, EXIM Bank, autorizou o empréstimo de 4,7 mil milhões de dólares para a empresa petrolífera francesa Total adquirir equipamento americano para o projeto de exploração e produção de gás natural liquefeito no Norte de Moçambique. António Rodrigues, Público.
  • Investigadores de três universidades esperam que os micróbios colhidos do fundo do Lake Charles perto da mina de ouro de Montague abandonada em Dartmouth, na Nova Escócia, Canadá, forneçam um modelo de limpeza de locais contaminados em toda a província de uma maneira mais rápida e menos invasiva. Emma Smith, CBC.
  • Resíduos de herbicidas encontrados em 98% das amostras de mel canadianas. Um estudo recente é a última evidência de que os herbicidas de glifosato estão tão difundidos que resíduos podem ser encontrados em alimentos não produzidos por agricultores que usam glifosato.
  • As Maurícias, no Oceano Índico, enfrentam uma crise ambiental na sequência de derrame de combustível de um graneleiro que encalhou em julho e começou a partir-se em mar agitado. AFP/The Guardian.
  • Os grandes avanços da Índia na produção de energia solar podem ser prejudicados pelo sentimento anti-China, que está obrigando o governo a cortar relações com o seu poderoso vizinho. Lou Del Bello, CHN.

Sem comentários: