sábado, 6 de junho de 2020

Reino Unido: companhias aéreas, fabricantes de automóveis e petrolíferas entre os que mais beneficiaram do bailout pelos impactos da Covid-19

  • Em Alta, Noruega, um enorme deslizamento de terra arrastou várias casas para o mar.
  • O fabricante de transportes Alstom e a empresa de infraestrutura de energia Snam assinaram um contrato por cinco anos para desenvolverem comboios de hidrogénio em Itália. CNBC.
  • Companhias aéreas, fabricantes automóveis e engenheiros de campos de petróleo beneficiaram dos planos de resgate económico do governo britânico, apesar das garantias dos ministros sobre uma recuperação verde da crise do coronavírus. Segundo o The Guardian, a British Airways, a EasyJet, a Wizz Air e a Ryanair estão entre as 53 empresas que mais beneficiam  do Covid Corporate Financing Facility do Banco da Inglaterra. Apenas essas empresas receberam empréstimos de 1,8 mil milhões de libras. A Honda, a Nissan e a Toyota, receberam mais de 1 milhar de milhão de libras, ao lado da fabricante de motores Rolls-Royce, que recebe um resgate de 300 milhões de libras. A Baker Hughes e a Schlumberger, ambas de serviços de campos petrolíferos, recebem £ 600 milhões e £ 150 milhões, respetivamente.
  • A Vattenfall concorreu ao projeto de construção de uma central eólica offshore de 340 megawatts como extensão do parque eólico offshore existente de Thanet, junto do estuário do Tamisa, em Kent. O pedido foi rejeitado devido a possíveis problemas de navegação. Entretanto, a Vattenfall teve mais sucesso na Holanda, recebendo luz verde para construir um dos maiores parques eólicos offshore do mundo e o maior sem subsídios do governo, relata a Bloomberg.
  • Trump aprovou uma lei que concede aos órgãos federais poderes de emergência para acelerar grandes projetos de energia e outras infraestruturas, substituindo os requisitos de licenciamento ambiental, informa a Reuters. A Casa Branca diz que a lei vai ajudar a economia a recuperar do impacto da pandemia de coronavírus e melhorar as infraestruturas. A lei prevê que obras públicas e projetos de rodovias, bem como projetos de energia, como dutos e terminais, sejam acelerados. Instrui os Departamentos do Interior, Agricultura e Defesa a acelerar projetos em terras federais. Trump não precisava da Covid-19 para desregular a legislação ambiental anterior. Há 4 anos que a destrói.
  • Os últimos meses foram bons para a geração elétrica solar no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra que a potência total instalada na fonte (somando geradores de grande porte com os pequenos sistemas) chegou a 5.764 MW, acima dos 5.587 MW instalados emcentrais a carvão e nucleares no país. Míriam Leitão, no O Globo.
  • No Brasil, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para uso humano, quase 40 litros desperdiçam-se em fugas na rede, fraudes, erros de leitura e outros problemas. Em 2018, o país desperdiçou 6,5 mil milhões de metros cúbicos de água potável, o que equivale a 7,1 mil piscinas olímpicas cheias descartadas por dia. Trata Brasil.

Sem comentários: