sexta-feira, 5 de junho de 2020

EUA: máscaras distribuídas para proteção contra Covid-19 tinham sido tratadas com pesticida

  • A Bayer AG foi impedida de vender o seu herbicida à base de dicamba nos Estados Unidos depois que um tribunal de apelações rejeitar a permissão de um regulador federal para o produto. Reuters. A hipocrisia ao rubro: enquanto o produto era americano, produzida pela Monsanto, não havia problemas…
  • Bancos e instituições financeiras britânicas forneceram mais de 2 mil milhões de dólares nos últimos anos a empresas brasileiras de carne bovina relacionadas com desflorestação na Amazónia, de acordo com investigações da Greenpeace, do The Guardian e do Bureau of Investigative Journalism. The Guardian.
  • O Ministério do Desenvolvimento Económico da Itália publicou um decreto autorizando a Societa Gestione Impianti Nucleari SpA a iniciar a primeira fase do desmantelamento da central nuclear de Latina. Esta é a última das quatro centrais nucleares italianas a obter um decreto de desativação. WNN.
  • O relatório "Lobbying: a epidemia oculta",  do Observatoire des multinationales e Amis de la Terre France, mostra como, enquanto a atenção do público estava focada na epidemia da Covid-19, as empresas e seus grupos comerciais lançaram uma grande ofensiva de lóbi, com vários objetivos, nomeadamente evitar, suspender, adiar ou suavizar as legislações sociais e ambientais.
  • A indústria nuclear europeia escreveu uma carta aberta à Comissão Europeia, dizendo que está pronta para desempenhar um papel importante no apoio a uma retoma económica de baixo carbono. A carta, endereçada à Presidente da CE, Ursula von der Leyen, à Presidente do Parlamento Europeu David Maria Sassoli e ao Presidente do Conselho Europeu Charles Michel, foi assinada por 25 empresas e 14 associações, incluindo a Foratom, órgão europeu de comércio nuclear. A semana passada, a Foratom disse que é lamentável que a Comissão Europeia tenha ignorado a necessidade da energia nuclear como uma fonte de energia limpa, despachável e europeia no seu plano de recuperação verde da pandemia de coronavírus. WNN.
  • Vladimir Putin, declarou o estado de emergência para ajudar a limpar cerca de 20.000 toneladas de combustível diesel despejado no rio Ambarnaya na sequência de um acidente numa central elétrica perto de Norilsk, na Sibéria. Common Dreams.
  • No Tennessee, centenas de milhares de pessoas usaram máscaras gratuitas fornecidas pelo estado, que pagou 8.2 milhões por 5 milhões de máscaras, nunca suspeitando que essas máscaras pudessem representarum risco para a sua saúde. Uma investigação do NewsChannel 5 descobriu que essas máscaras - destinadas a retardar a propagação do COVID-19 – tinham sido tratadas com Silvadur, uma substância registada como pesticida e prejudicial quando inalada. Silvadur é um produto da DuPont que utiliza a tecnologia de prata para manter os tecidos frescos. A DuPont diz que Silvadur liberta íons de prata quando organismos pousam ou se formam num tecido tratado. Esses íons são liberados continuamente para matar com segurança micróbios que causam odor. A DuPont garante que o pesticida é usado a níveis tão baixos que o uso do tecido não representa riscos para os consumidores. O ministério do Ambiente dos EUA considera a substância perigosa por perturbar a atividades celular.
  • Os estados brasileiros vão reforçar a luta contra a destruição da floresta amazónica com milhões de dólares do acordo de corrupção da petrolífera Petrobras que lhes permite compensar parcialmente o enfraquecimento da proteção ambiental sob o presidente Jair Bolsonaro. O dinheiro será gasto com oficiais de patrulha, jipes, tecnologia de vigilância e outros gastos para proteger a floresta tropical, reporta a Reuters.

Sem comentários: