quarta-feira, 17 de junho de 2020

Buçaco: Mata ao abandono


A Mata Nacional do Buçaco encontra-se  em significativo estado de abandono, alerta o BE.
Para além da degradação dos acessos e de vários deslizamentos, o espaço está invadido por  espécies exóticas invasoras, particularmente acácias (Acacia delabata, Acacia melanoxylon, Acacia longifolia) e outras espécies como Pitósporo (Pittosporum undulatum), Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis) e espanta-lobos (Ailanthus altissima). 
Além disso, o viveiro florestal tem plantas não usadas e que já findaram o seu prazo útil de planta em vaso para plantação, madeira valiosa de cedro está amontoada e em decomposição em pilhas, não tendo sido integrada nos solos caso fosse necessário, não tendo sido utilizada para necessidades da Mata ou vendida para garantir mais financiamento para as ações na Mata. 
Para agudizar o desastre, a Mata está cercada de floresta desordenada de monocultivo de eucalipto, o que representa um risco de incêndio e de infestação por sementes e não respeitando a zona geral de proteção ao monumento nacional Mata Nacional do Buçaco. Notícias de Aveiro.

«Muito triste sentir que o trabalho que fizemos na MNB está a perder-se. O Estado depois de passar a Mata a Fundação lavou as mãos. É preciso dinheiro para manter a mata de boa saúde. São precisas ideias e dinamismo para também gerar dinheiro com aquele património natural e construído, que é o que acontece por essa Europa fora. E eu me pergunto muitas vezes, de que forma o Hotel que beneficia e muito daquele enquadramento, contribui para a sua preservação? Ainda a semana passada ganhou um prémio de melhor hotel do estilo na Europa, ou coisa que o valha. Fico muito triste mesmo!! Foram 10 anos a trabalhar naquela mata que amo.» Rosa Pinho.

Sem comentários: