Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 3 de abril de 2020

França: Fos-sur-Mer disse BASTA!

A maior flor do mundo, por José Saramago.
  • A Vestas e a Siemens Gamesa encerraram as suas fábricas em Espanha devido às restrições impostas pela Covid-19, reporta a Reuters.
  • Fos-sur-Mer, no sul da França, alberga algumas das fábricas mais poluentes do país. Durante anos, os moradores trocaram a sua saúde por empregos em fábricas, armazéns e terminais de gás. Mas agora disseram BASTA! Com o agravamento das suas condições de saúde exacerbadas pela Covid-19, centenas apresentaram uma queixa criminal conjunta contra a bacia industrial de Marselha por colocar em risco as suas vidas. NYTimes.
  • As condições impostas pela Covid-19 fizeram a cimeira do Clima, prevista para novembro em Glasgow, ser adiada para 2021. Este adiamento permitirá tomar em consideração as conclusões do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e, eventualmente, aproveitar possíveis alterações operadas na liderança dos EUA após as eleições de novembro. Entretanto, muitas negociações têm sido feitas online. Regista-se, porém, grandes problemas devido às enormes deficiências nas infraestruturas de comunicações nos países pobres. Reponsáveis dessas negociações queixam-se de enormes dificuldades de comunicação, desde a ausência de tradução, à impossibilidade de interpretar linguagem corporal, para não falar nas constantes quedas de linha.
  • Os cultivadores de flores da Costa Rica começaram a destruir lírios, rosas e crisântemos que cuidavam há meses após o surto de coronavírus levar à suspensão de voos para mercados nos Estados Unidos e no Canadá. Já em 25 de março, este blogue tinha dado conta dos horticultores holandeses estarem a fazer o mesmo, alegando motivos semelhantes. Também há poucos dias, o mesmo blogue contava situação parecida: no Reino Unido, 750 mil pés de carvalhos previstos para serem transplantados vão ser destruídos por viveiristas que culpam os atrasos na ajuda do governo britânico na criação de florestas.
  • A crise provocada pela Covid-19 tem reduzido a recolha de dados para previsões meteorológicas e monitorização climática. Os voos comerciais recolhem medições em voo de temperaturas e padrões de vento que são uma importante fonte de informação para previsão do tempo e monitorização climática. CCN.

Sem comentários: