domingo, 5 de abril de 2020

EUA: cientistas e advogados contra descarte de resíduos nucleares em aterros municipais

  • Toda a eletricidade do município de Hackney, em Londres, passou a ser fornecida a partir de fontes renováveis, titula a Hackney Gazette.
  • O ministro do Comércio Exterior e Relações Económicas da Bósnia e Herzegovina, Staša Košarac, disse ao embaixador da Croácia Ivan Sabolić que a intenção do país vizinho de construir um cemitério nuclear a menos de 1 Km da fronteira é inaceitável. Balkan Green Energy News.
  • Cientistas e advogados manifestam-se preocupados em relação a uma proposta de flexibilização das regulamentações para o descarte de resíduos nucleares, dizendo que a administração Trump deve suspender a proposta, pois a comunidade científica está concentrada na luta contra a Covid-19. Uma proposta da Comissão Reguladora Nuclear de 6 de março permitiria o descarte de alguns resíduos nucleares em aterros municipais, em vez de irem para uma instalação licenciada. Os advogados dizem que a proposta pode colocar a saúde pública em risco. «O que eles estão a tentar fazer é sustentar uma indústria em falência, para que o custo de desativação dos reatores nucleares seja reduzido, para não serem obrigados a enviá-lo para um local adequado para ser manipulado com segurança», disse Dan Hirsch, ex-diretor do Programa de Política Ambiental e Nuclear, da University of California, Santa Cruz. «Acho surpreendente que eles façam isso no meio da pandemia da Covid-19», acrescentou. «Como é que a CRN se pode ver ao espelho para propor uma desregulamentação maciça e fazê-lo no meio da pandemia, acho isso eticamente chocante». The Hill.
  • «À medida que o auto-isolamento se torna obrigatório em mais cidades em resposta à pandemia da COVID-19, os ratos tornam-se mais ousados na busca de comida», alerta a National Geographic.

Sem comentários: