quinta-feira, 26 de março de 2020

Inger Andersen: Barrar a Covid-19 agora para se combater a perda de biodiversidade

  • O diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen, diz que a natureza está a enviar à humanidade "uma mensagem" com a pandemia da Covid-19 e a crise climática. Numa entrevista ao The Guardian, a ambientalista dinamarquêsa adverte que, embora o objetivo imediato seja impedir a propagação do vírus, a resposta a longo prazo deve combater a perda de habitat e biodiversidade. «Estamos intimamente interligados com a natureza, quer se queira ou não. Se não cuidamos da natureza, não podemos cuidar de nós mesmos. E, à medida que avançamos para uma população de 10 biliões de pessoas neste planeta, precisamos entrar nesse futuro armados com a natureza como nosso aliado mais forte.»
  • Um artigo de Reynard Loki, na revista Salon, conclui que «uma grande lição da pandemia é que podemos salvar o planeta da crise climáticas», sublinhando as reduções generalizadas nos níveis de emissões e poluição do ar. «Os ativistas ambientais deviam aproveitar este momento da história para ajudar as pessoas a entender que podemos, devemos e temos que fazer mudanças no comportamento, estilo de vida e hábitos de consumo».
  • O defensor da floresta do Camboja, Ouch Leng, prémio Goldman, e três outros foram presos e interrogados após uma empresa sul-coreana por eles acusada de abate ilegal de madeira ter apresentado uma queixa à polícia. A empresa diz que os ativistas invadiram propriedadeprivada; os ativistas dizem que a empresa está a roubar parte da floresta de Prey Lang e que um deles foi espancado por seguranças. Mongabay.

Sem comentários: