Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 11 de março de 2020

Bico calado

  • 5 das grandes mentiras de Joe Biden. Youtube.
  • O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu formalmente o adiamento do seu julgamento por 45 dias. MEM. Um tribunal de Jerusalém rejeitou o pedido
  • «O voo de um bando de estorninhos é um espectáculo fascinante. É-o por motivos estéticos, mas também científicos. Não existe um maestro que guie a acção daqueles milhares de pássaros. A coreografia única que produzem em conjunto baseia-se em regras simples de comportamento. Cada ave reage ao que fazem as outras que a rodeiam. O resultado é imprevisível: mesmo que tivesse a inteligência de um humano, nenhum estorninho saberia para onde iria o bando a seguir. Mas a imprevisibilidade - e a enorme complexidade que emerge a partir de regras tão simples - não conduz ao colapso do grupo. O bando mantém-se coeso e o resultado é impressionante. (…) O conforto que muitos encontram nas previsões exactas dos modelos económicos é conveniente, mas é falso. Os responsáveis do futuro não podem ser ensinados apenas a construir modelos que assumem níveis de certeza que não existem. Igualmente importante é aprendermos todos a lidar a com a incerteza radical que caracteriza as sociedades humanas. Pelo menos tanto como os movimentos de um bando de estorninhos.» Ricardo Paes Mamede, in Aprender a viver com a incerteza radical - DN 10mar2020.
  • «As condenações aplicadas aos acusados no escândalo do Varsity Blues denunciaram ainda mais pormenores sobre sofisticados esquemas, nos quais pais ricos subornavam um intermediário por seis dígitos para fazer introduzir os seus filhos nas suas universidades preferidas. A conspiração envolveu o suborno de treinadores, a falsificação de elogios desportivos e resultados de exames fraudulentos. Esta vigarice acontece há décadas nas academias militares dos EUA. As falsificações de admissão incutiram nas mentes dos americanos um excesso de confiança nas forças armadas que teve consequências terríveis: uma crença de que os Estados Unidos estão mais prontos para a guerra do que parece e uma redução na preparação militar. No seu estudo de 2015 para o Army War College, “Mentindo para Nós mesmos: Desonestidade na Profissão do Exército” Leonard Wong e Stephen Gerras, coronéis aposentados do Exército, escrevem: "O resultado final é uma profissão cujos membros geralmente mantêm e propagam um falso sentimento de integridade que impede a profissão de abordar - ou mesmo admitir - a duplicidade e o engano em toda a formação". Hoje, as academias militares não são as instituições seletivas que fingem ser. Elas alegam falsamente algumas das taxas mais baixas de admissão às faculdades do país, entre 9 e 11% em 2018, quando a taxa de admissão real é superior a 50% por ano. A Academia Naval uma vez reivindicou 20.000 candidatos num ano, quando o número real era inferior a 5.000.  Em 2015, participei numa pequena comissão de instrutores encarregados de analisar o processo de admissão em West Point. Quando apresentei as estatísticas falsas à administração militar, fui ignorado por uns e gozado por outros, desde a publicação do meu livro, The Cost of Loyalty.

Sem comentários: