Indonésia: vítimas das inundações em Jacarta processam o governo
- Mais de 6.500 casos anuais de cancro na bexiga, cerca de 5% de todos os casos na Europa, incluindo em Portugal, podem ser atribuídos à exposição a químicos (trihalometanos) na água potável, alerta um estudo do Instituto de Saúde Pública de Barcelona. Os trihalometanos (THM) formam-se no processo de desinfeção da água e são um conjunto de quatro compostos orgânicos: Clorofórmio (CHCl3), Bromodiclorometano (CHBrCl2), Dibromoclorometano (CHBr2Cl) e Bromofórmio (CHBr3). O potencial carcinogénico dos THM já era conhecido, mas o estudo agora divulgado pretende estabelecer uma relação direta entre a exposição a esses compostos e casos de cancro da bexiga. Expresso.
- Ativistas climáticos suíços despejaram carvão dentro de uma agência do banco UBS em Lausanne para protestar contra o financiamento de projetos de combustíveis fósseis, um dia depois de um juiz ter absolvido 12 manifestantes climáticos por um protesto no Credit Suisse. Em novembro de 2018, um grupo de jovens ativistas jogou ténis dentro de uma agência do Credit Suisse, levando o banco a processá-los. Eles foram multados em 21.600 francos suíços, mas o juiz considerou a sua ação «necessária e prtoporcional». Reuters.
- Ativistas climáticos alemães estão a processar o governo da chanceler Angela Merkel por esta pouco estar a fazer para combater a crise climática, argumentando que o fracasso viola o direito constitucional à dignidade humana. Reuters.
- Dois grandes projetos de carvão na Sérvia e na Bósnia, nas fronteiras da União Europeia, apoiados por bancos chineses vão avançar com base em informações falsas sobre a sua viabilidade económica e à revelia de sérias preocupações ambientais, denuncia uma investigação da Unearthed.
- Cerca de 700 pessoas reuniram-se no Liberty State Park para se manifestarem contra a transferência de 22 acres de parque para o campo de golfe privado da Liberty National, propriedade do magnata Paul Fireman. Essa faixa de terreno, conhecida como Caven Point, é um sítio de enorme biodiversidade e habitat de aves migratórias. Workers World.
- Mais de duas centenas de vítimas das últimas inundações em Jacarta, capital da Indonésia, e arredores, resultado de chuvas torrenciais que mataram mais de 60 pessoas e deslocalizaram mais de 175.000 no início deste mês, lançaram uma ação coletiva contra o governo de Jacarta alegando que o governo da cidade não só falhou em fornecer um aviso prévio das inundações, como também deu uma resposta de emergência ineficaz chegando tarde demais ou nem sequer ajudando em alguns sítios. Os demandantes exigemindo uma compensação de cerca de 3 milhões de dólares. CLN.
Sem comentários:
Enviar um comentário