terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Açores: atentado ambiental avança na construção da ciclovia litoral da Lagoa


Um atentado ambiental avança na construção da ciclovia litoral da Lagoa, considera a Associação Amigos do Calhau (AAC). 
A obra decorre neste momento entre o largo do Cruzeiro e o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, tendo as escoadas lávicas sido totalmente arrasadas para se abrir um caminho de asfalto de 3 metros de largura, com um possível passadiço em plástico reforçado com fibra de vidro, também com 3 metros de largura, o que será uma redundância uma vez que as escoadas lávicas estão destruídas. 
Em 2016, aquando da apresentação ao público pelo arquiteto Luis Leite, a AAC colocou algumas questões, alertando para o facto de parte desta ciclovia ser construída numa zona praticamente natural e com grande valor, tanto a nível geológico como na sua flora, pelo que se exigia a devida preservação paisagística.
Logo que a obra começou, a AAC deslocou-se à Câmara Municipal de Lagoa, para se inteirar do projeto que já estava a decorrer. «Nesta reunião solicitamos uma cópia do projeto, que nos foi recusada, pedimos se era possível fotografar o mesmo, e a resposta foi negativa, ou seja simplesmente não nos foi permitido ter documentação de um projeto público, que devia estar afixado nos mais diversos locais, no sentido de haver uma participação democrática por parte da população», lamenta a AAC.

2 comentários:

OLima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLima disse...

Imagem das obras, com pequenos pilarestes de betão ao longo do percurso
https://www.facebook.com/amigoscalhau/photos/a.3504125279630126/3504123516296969/?type=3&theater