terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Reflexão – «Valdecañas: especulação urbanística e corrupção estrutural»


Apenas a 164 Km de Madrid, nas proximidades da Serra de Gredos e numa área natural protegida, integrado na Rede Natura 2000, um dos paraísos VIP de especulação imobiliária e financeira aumentou nos últimos anos. Valdecañas, na Marina Isla, é a nova coqueluche. Tudo ao som e ao toque de corrupção metódica e estrutural, escreve Manuel Cañada, no El Salto.

«Como é possível que, oito anos depois da primeira sentença declarando os projetos de Valdecañas ilegais e ordenando a reposição da terra na situação anterior à aprovação, o veredito judicial não tenha sido cumprido? Como é possível que, depois das três instâncias jurídicas mais importantes se terem pronunciado no mesmo sentido ninguém, absolutamente ninguém, tenha assumido a menor responsabilidade, criminal ou política?»
Talvez possamos explicar o enigma se examinarmos quem são os beneficiários e os autores do crime e a desobediência sustentada. Um paraíso para ricos, pois claro. Que o conquistaram através de agentes que souberam e conseguiram manipular a legislação. 

Sem comentários: