quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Reflexão - PDM de Aveiro com plano de mobilidade deficiente?


«A proposta de revisão do PDM de Aveiro falha ao não incluir, articulada com a política territorial, uma visão de futuro e estratégia municipal consistente para a mobilidade sustentável, abordagem sistematizada de redução do risco rodoviário e a qualificação do espaço público a uma escala mais humana», diz o parecer da Associação pela mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi).

«A única medida proposta no PDM nesse âmbito consiste na obrigatoriedade de as operações urbanísticas passarem a assegurar, à semelhança do que já acontecia para veículos automóveis, espaço e parqueamento para bicicletas. Uma medida certamente muito necessária no sentido de reduzir uma das adversidades de quem pretende optar por esta forma de mobilidade saudável, ecológica e económica. Contudo, muito aquém do que se seria de esperar de um novo instrumento estratégico que norteará durante a próxima década os demais planos municipais.
Redução da dependência do transporte motorizado individual; reforço do transporte público; hierarquia viária centrada no peão, dando-lhe segurança e prioridade; incentivo das deslocações a pé, em bicicleta e outros modos suaves, nos centros urbanos e nas suas ligações; qualificação adequada do espaço público; dotação da cidade e do município com as infraestruturas necessárias à circulação em segurança e conforto de peões e ciclistas; são algumas das linhas de orientação estratégica no domínio da mobilidade e acessibilidades, constantes do Relatório de Fundamentação da Revisão do PDM, que ficaram de fora da presente proposta de revisão.
É sintomático disso o PDM contemplar a ligação rodoviária Aveiro – Águeda, sem financiamento definido, e omitir as ligações cicláveis Aveiro – Gafanha da Nazaré e Aveiro – Ílhavo – Vagos, com financiamento do Fundo Ambiental.»

O contributo completo da MUBi, submetido em sede do processo de consulta pública da proposta de revisão do PDM de Aveiro, encontra-se disponível aqui.


Sem comentários: