terça-feira, 29 de outubro de 2019

A central termoelétrica do Pego será encerrada no final de 2021

  • O primeiro-ministro António Costa anunciou hoje que o seu novo governo vai antecipar o encerramento da central termoelétrica do Pego para o final de 2021, e que a produção da central de Sines cessará totalmente em setembro de 2023, apos a conclusão das barragens do Alto Tâmega e de uma nova linha de alta tensão que abasteça o Algarve. Rádio Sines.
  • O Tribunal de Justiça da União Europeia concluiu que a França excedeu persistentemente o limite de dióxido de nitrogénio, um gás poluente de motores a diesel que causa grandes problemas de saúde. EurActiv.
  • Trezentos deputados britânicos exigem que o seu fundo de pensões acabem com os investimentos em empresas de combustíveis fósseis, reportas a The Ecologist.
  • A cidade de New York está a construiu mais de 5 mil jardins de água em Brooklyn, Bronx e Queens. As obras fazem parte do Programa de Infraestrutura Verde para a cidade e acrescentam-se a outros 4 mil já existentes. Tudo para reduzir os impactos negativos das inundações. Ecocosas.
  • Um pesticida ligado ao cancro,  - clordecona, semelhante ao DDT -, foi pulverizado em bananeiras nas ilhas de Guadeloupe e Martinique durante duas décadas e agora quase todos os habitantes adultos têm vestígios dele no sangue. O presidente da França, Emmanuel Macron, considerou isso um escândalo ambiental e disse que o Estado deve assumir a responsabilidade. Refira-se que, como ministro da agricultura francês, em 1972, Jacques Chirac, que mais tarde se tornou presidente, autorizou o clordecone como pesticida. Este produto só foi proibido nas Antilhas em 1993, com um enorme atraso devido à pressão do lóbi dos cultivadores de banana. BBC.
  • Uma espécie de besouro recentemente descoberta recebeu o nome da jovem ativista climática Greta Thunberg. Chama-se Nelloptodes gretae. BBC.

Sem comentários: