Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Alemanha: Flixbus oferece transporte gratuito aos grevistas pelo Clima

Finalmente a subida do nível do nível das águas do mar cobriram a última central a carvão. Vês ,eu bem te dizia que o clima se autocorrigia.
  • A operadora alemã de autocarros Flixbus vai oferecer viagens gratuitas a manifestantes contra a crise climática em 20 e 27 deste mês, informa a Deutsche Welle
  • Famílias lutam contra poeira tóxica da Ilva, em Taranto, no sul de Itália. Desde os anos 70, estudos científicos relacionaram as emissões daquela fábrica de aço com problemas de saúde da população local. Um dos relatórios mais recentes e abrangentes, publicado pelo grupo epidemiológico Sentieri, constatou que entre 2005 e 2012, mais de 3.000 mortes estiveram diretamente ligadas à exposição ambiental a poluentes. Para alguns tipos de cancro, os índices taxas de Taranto eram 70% superiores à média regional. As doenças respiratórias, renais e cardiovasculares também excedem as médias regionais, e as crianças tiveram maior probabilidade de nascer com deficiências. «Estamos sempre expostos», diz Celeste Fortunato, mãe de um menino de seis anos. A sua escola fica ao lado da fábrica, separada apenas por "colinas ecológicas" - uma barreira supostamente natural destinada a proteger a população de poeira tóxica. Porém, o ano passado, descobriu-se que as colinas tinhham sido produzidas com resíduos tóxicos da fábrica. A escola frequentada pelo filho de Celeste, e uma segunda escola adjacente, foram consideradas inseguras pela autarquia local e encerradas em março, forçando 700 crianças a frequentar escolas mais distantes. BBC.
  • Seis denunciantes e ex-cientistas do governo descrevem como Trump os obrigou a enterrar a ciência do clima - e por que eles não vão ficar ficam calados. Oliver Milman, in The Guardian.
  • O governo de Bolsonaro bloqueou 30% do orçamento do ministério do Ambiente do Brasil para prevenção de incêndios, garante a Unearthed. Para além disso, nos primeiros seis meses de 2019, houve uma queda de 25% no número de multas aplicadas pelo Ibama por crimes ambientais na Amazónia Legal, a área que contém todos os 9 estados da bacia amazónica. Bolsonaro pediu o afrouxamento da proteção à Amazónia e a abertura aos interesses da mineração e do agronegócio. Funcionários do ICMBio e do Ibama admitem a existência de uma estratégia do governo brasileiro para desmoralizar, desmotivar e retirar poder aos funcionários.
  • A desflorestação na Amazónia brasileira é impulsionada em grande parte por redes criminosas que usam violência e intimidação contra aqueles que tentam impedi-los, e o governo de Bolsonaro não protege os defensores e a própria floresta tropical, concluiu um relatório recente do Human Rights Watch.
  • Bolsonaro escala cinco ministros para receber garimpeiros ilegais que queimaram caminhão do Ibama no PA. Garimpeiros ilegais queimaram caminhão que estava sendo usado para abastecer três helicópteros que apoiavam uma operação contra o tráfico de madeira. Eles foram recebidos no Planalto com promessas de "regularização fundiária e a exploração mineral em terras indígenas". Forum.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue