Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Reflexão – Porque arde como nunca a floresta amazónica?


A floresta amazónica bate o recorde de incêndios. 
Bolsonaro acusa as ONGs de terem ateado os fogos com o objetivo de denegrir a imagem de um governo que lhes cortou as verbas que sustentavam os seus projetos de conservação.
Para o congressista Nilto Tatto, a acusação de Bolsonaro não passa de uma cortina de fumo para esconder o desmantelamento de 30 anos de legislação que protegia o Ambiente no Brasil. 
«As palavras de Bolsonaro são miseráveis, lamentáveis. 
O aumento da desflorestação e os incêndios são o resultado da sua política anti Ambiente», afirma Marcio Astrini, da Greenpeace. 
O cientista climático Carlos Nobre diz que os agricultores costumam atear fogo na estação seca para limpar a terra para pastos, mas este ano não foi excecionalmente seco, pelo que a vaga de incêndios deveu-se a desflorestação galopante e ilegal. «As ONGs que trabalham na Amazónia não usam fogo na agricultura. Pelo contrário, eles incentivam as comunidades rurais a evitar o fogo», sublinha Nobre, investigador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Reuters.

Folgo ver muito boa gente manifestar a sua tristeza e revolta perante esta vaga de incêndios que está a destruir grande parte da biodiversidade da floresta amazónica. 
Admira-me, no entanto, a sua indignação ao referirem-se à pouca ou nula referência destes fogos por parte dos media de referência. 
Atrevo-me a dizer que, se estivessem atentos a estas coisas do Ambiente, teriam reparado, - e também se teriam indignado -, perante as implicações das tragédias de Mariana e de Brumadinho, por exemplo
E de tantas, tantas outras coisas que o Ambiente Ondas3 vem referindo desde 2004…

Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue