Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Aveiro e Vagos: glifosato aplicado em espaços públicos pela Veolia

  • A Veolia esteve a aplicar glifosato ontem em Aveiro, testemunhou Nelson Peralta. «Há mais de três anos, o Presidente da Câmara garantiu que o uso deste herbicida no espaço público ia acabar. Entretanto há novo contrato com outra empresa e o uso continua. Mentiu e continua a desproteger a população», denunciou. A propósito, no mesmo distrito, em Vagos, a mesma empresa aplicou Catamarán em Vagos em 28 de junho. A substância ativa deste herbicida é também o glifosato, há muito considerado cancerígeno.
  • Os municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha acabam de constituir Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo. A empresa vai gerir o abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos urbanos. MedioTejo.
  • O Observer relata uma pesquisa realizada pela Survation, para a Rede Conservadora do Meio Ambiente, 74% dos britânicos que dizem ter votado nos Conservadores na últimas eleições gerais apoiam centrais eólicas em terra. Estes projetos foram bloqueados no Reino Unido depois de David Cameron ter suspendido os subsídios. The Observer.
  • Em Paris, a Polícia antimotim aplicou gás lacrimogéneo sobre manifestantes climáticos quando os manifestantes exigiam ação contra a crise climática num dia em que as temperaturas na Europa ameaçavam bater recordes. BuzzFeed News.
  • O ex-administrador da EPA Scott Pruitt e outros altos funcionários do ministério do Ambiente dos EUA estiveram intimamente envolvidos na recuperação de uma refinaria de petróleo privada, a Philadelphia Energy Solutions, que faliu o ano passado e que agora está a ser desativada após uma explosão e incêndio na semana passada. E&ENews.
  • Na semana em que a tragédia de Brumadinho completou cinco meses, a mineradora Vale tem 33 barragens com as atividades interditadas em Minas Gerais, com base em documentos que questionam a segurança das estruturas. EcoDebate.
  • A Environmental Justice Australia reporta problemas em depósitos de cinzas em todos os estados australianos, escreve o The Guardian.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue