Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Vietname do Sul: campanha de descontaminação de zonas afetadas pelo Agente Laranja

  • Um relatório da organização britânica Earthsight revela que as redes de supermercados do Reino Unido - incluindo a Sainsbury, a Asda, a Morrisons e o Lidl - continuam a importar carne bovina da maior produtora de carne bovina do Brasil, a JBS, apesar da empresa estar envolvida numa longa série de escândalos de corrupção e desmatamento ilegal na última década. A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, enfrentou múltiplas acusações de corrupção que levaram à prisão de dois de seus ex-CEOs e foi multada em 8 milhões de dólares em 2017 por desmatamento ilegal na Amazônia. Mongabay.
  • A Escola de Zahn's Corner, do Distrito Escolar do Vale de Scioto, no Ohio, foi encerrada por ter sido detetado urânio enriquecido dentro do prédio e de neptúnio 237 no ar fora da escola. Os terrenos da escola estão a 6 Km da Portsmouth Gaseous Diffusion Plant, que, entre 1954 e 2001, processou urânio enriquecido para reatores nucleares e para o programa de armas nucleares dos EUA. Cincinnati.com
  • De 1962 a 1971, os militares americanos, a mando do Pentágono, pulverizaram vastas áreas do Vietname com o Agente Laranja, contaminando o solo e rios de dioxinas que afetaram gravemente a saúde de três gerações de vietnamitas. Agora, os governos dos EUA e do Vietname uniram-se num grande projeto de limpeza e descontaminação. O Agente Laranja foi usado para eliminar os mangues costeiros do Delta do Mecão e as densas florestas de tripla cobertura que escondiam combatentes vietnamitas e linhas de abastecimento. Cerca de 80 milhões de litros deste herbicida desfolhante foram pulverizados em apenas um sexto do Vietname do Sul, afetando cerca de 5 milhões de vietnamitas que exibem deformações faciais, membros muito magros que se estendem em ângulos anormais naturais, cabeças inchadas e distorcidas que denotam hidrocefalia, problemas graves que se têm passado de geração em geração. Yale Environment.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue