sábado, 16 de março de 2019

Jovens exigem medidas de combate à crise climática

  • Milhões de jovens manifestaram-se sexta-feira em muitas cidades um pouco por todo o mundo. Querem que os políticos e os decisores tomem medidas eficazes de combate aos impactos negativos da crise climática.
  • A Associação SOS Rio Paiva aguarda esclarecimentos da Agência Portuguesa do Ambiente acerca da indústria de suinicultura que foi construída no vale do Rio Paiva, no lugar da Mealha, freguesia de Canelas (Arouca). A Associação recebeu várias denúncias e alertas de cidadãos preocupados com os riscos de poluição associados a este tipo de equipamentos, e pelo receio que a mesma possa contribuir para a degradação da qualidade das águas do Rio Paiva e dos seus afluentes. A S.O.S. Rio Paiva manifesta a sua elevada preocupação com a construção desta exploração animal no vale do Rio Paiva e com os critérios que levaram à sua aprovação numa altura em que o rio apresenta alguns problemas de poluição ainda não resolvidos, e pelos riscos desta indústria prejudicar os investimentos turísticos no Rio Paiva, a sua fauna e a sua flora (protegidas pela Legislação Comunitária e por Convenções Internacionais). A SOS Rio Paiva aguarda os esclarecimentos das entidades nacionais acerca desta indústria de produção animal.
  • A Associação para a Defesa Ecológica da Galiza (ADEGA) e a Plataforma em Defesa da Ria de Arousa (PDRA) apresentaram ao Gabinete de Meio Ambiente do Supremo Tribunal de Justiça da Galícia uma extensa documentação que certifica os danos que a exploração da Mina de Touro está a causar em rios, nascentes e águas subterrâneas com a deposição de metais pesados e subida da acidez das águas. As análises mostram que rios, águas superficiais para consumo humano e até mesmo águas subterrâneas ultrapassam os limites legais de substâncias poluidoras, contrariando os Padrões de Qualidade Ambiental e os critérios de saúde para a qualidade da água para consumo humano.
  • Bill de Blasio, o mayor de New York, anunciou um plano radical para enfrentar as ameaças da crise climática construindo uma nova zona de Manhattan, que se estenderá por largas centenas de metros no estreito rio East, a fim de proteger Wall Street e outras áreas do centro. Orçado em 10 biliões, o projeto será parcialmente financiado por privados. The Guardian. Muito inteligentes, sim senhor.


Sem comentários: